O verão combina com praia, diversão e, é claro, exercício físico, afinal todo mundo quer ficar em forma e exalar saúde e disposição.

Mas é necessário ficar atenta a algumas situações, especialmente na hora de praticar exercícios físicos ao ar livre em dias quentes, já que o calor somado à atividade aumenta a temperatura corporal.

Tomar cuidado nunca é demais, não é mesmo? Por isso, é necessário se manter sempre hidratada — antes, durante e após o treino. Líquidos como água, água de coco e bebidas esportivas ajudam nesse momento. Além disso, roupas frescas e claras são uma ótima pedida para evitar a perda de água em excesso.

Ah, e não se esqueça! É muito importante, também, repor os nutrientes perdidos durante a atividade física. Dessa forma, escolha e ingira alimentos que sejam fontes de carboidrato (pães, arroz, massa, batata), proteína (carnes, aves, peixes, lácteos e ovos), vitaminas e minerais (frutas, verduras, legumes e castanhas).

Faça sempre uma refeição equilibrada após os treinos, principalmente durante o verão. Aproveite e confira algumas dicas para cuidar do seu bem-estar nessa época.

Fontes: I. Carvalho T. Diretriz da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. Serviço de Atendimento ao Profissional – Trabalhos Científicos; II. Kohn J. Exercise Safely in Hot Weather. Academy of Nutrition and Dietetics, 2015.