A mais conhecida e utilizada de todas as farinhas é a farinha branca, geralmente produzida a partir do trigo. O processo de refinamento pelo qual a farinha branca passa faz com que perca grande quantidade de nutrientes.

A Farinha de trigo 100% integral é obtida por meio da moagem dos grãos inteiros do trigo e mantém a estrutura do farelo e do gérmen, que são as principais fontes nutritivas do grão. A principal vantagem em relação à farinha branca é que ela mantém os nutrientes, como fibras e o ferro, que são perdidos durante o processamento da farinha de trigo comum.

Apesar da quantidade de carboidratos ser semelhante às farinhas brancas, sua absorção é mais lenta devido as fibras presentes, que fazem com que o processo de digestão aconteça mais lentamente, com uma liberação gradual de açúcar no sangue. Isso impede os picos de insulina, hormônio que estoca energia em forma de gordura, e prolonga a sensação de saciedade. Isso faz com que a pessoa sinta menos fome e, logo, coma menos. A farinha integral não apenas reduz o estoque de gordura abdominal, como também ajuda a evitar riscos de problemas cardíacos se associada a uma alimentação saudável e equilibrada.

Com todos esses benefícios , fique atento na hora de escolher seus alimentos!