Os cuidados com embalagens, estocagem e consumo de alimentos não valem só para o verão, como já contamos aqui. Mesmo assim, a atenção deve ser maior durante essa época! A estação mais quente do ano possui temperaturas elevadas e dias longos, o que exige procedimentos especiais para a conservação dos itens na despensa. O médico Mauro Scharf, do Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica, explica como realizar a tarefa da maneira correta e segura.

Para começar, a dica é manter os alimentos em locais refrigerados e acondicionados em recipientes, eliminando a presença de bactérias ou fungos. Outro procedimento que não deve faltar é a higienização em água tratada ou fervida de frutas, legumes e verduras, que sempre devem ser da época.

Os ingredientes citados acima também podem ficar por uma hora em uma mistura de água com gotas de hipoclorito de sódio ou vinagre – depois disso, enxague normalmente. Scharf conta que os itens devem ser mantidos secos, dentro de sacos plásticos fechados e sempre na gaveta inferior da geladeira.

Falando em refrigeração, uma dica importante é verificar a temperatura do balcão em que os alimentos são mantidos no supermercado. Preste atenção em poças d’água ou em embalagens “transpirando” – um sinal de que a geladeira foi desligada em algum momento do dia.

Confira também as tampas ou lacres das bebidas engarrafadas, que devem estar bem fechadas. Escolha aqueles que tenham sido armazenados longe do calor, dos produtos de limpeza, inseticidas ou da perfumaria.

Anotou tudo? Agora é só aproveitar o verão sem se preocupar!

Por Lucas Tavares