Segundo a Pirâmide Alimentar Brasileira, os grãos devem ser consumidos diariamente (6 porções ao dia), sendo a base da alimentação, o que demonstra a importância nutricional desses alimentos. É essencial variar o tipo de grão, afinal, cada um tem um sabor, aparência e textura, além de apresentar algumas variações específicas que devem fazer parte da alimentação.

Os principais nutrientes presentes nos grãos são carboidratos, fibras, vitaminas do complexo B e minerais como fósforo, magnésio e zinco. Alguns nutrientes presentes nos grãos podem auxiliar na absorção de outros nutrientes quando combinados com diferentes alimentos. Por exemplo, o zinco, presente em grande quantidade nos grãos, é indiretamente responsável pela conversão do betacaroteno em vitamina A (presente no leite, queijos, iogurtes e diversas frutas e vegetais), ou seja, a ausência de zinco interfere na utilização de vitamina A pelo corpo.

Os grãos também apresentam geralmente proteínas chamadas de “incompletas”, por não possuírem todos os aminoácidos essenciais (as menores partes que compõem a proteína) para o corpo. No entanto, com a junção dos grãos com alguns cereais, pode ocorrer uma ótima combinação de aminoácidos, tornando a refeição completa em proteínas.

É muito importante que os grãos e os alimentos integrais que os contêm sejam oferecidos desde a infância, a fim de criar hábitos saudáveis e beneficiar a manutenção da saúde da criança. Por isso, além de oferecer alimentos que contenham os grãos em sua composição, os mesmos podem ser inseridos na alimentação da criança da seguinte forma:

  • Vitamina (leite + fruta + aveia);
  • Iogurte com amaranto salpicado;
  • Salada de folhas verdes, legumes crus e quinoa;
  • Durante o almoço ou jantar, variar o arroz tradicional com a cevadinha, por exemplo;
  • Café da manhã e lanches intermediários compostos por variados tipos de pães e torradas, para contribuir.

Os pães ou torradas que apresentam diversos tipos de grãos podem oferecer os nutrientes importantes presentes nesses ingredientes, com destaque para as fibras, nutrientes essenciais para o bom funcionamento do intestino, além das vitaminas e dos minerais. Ainda, os grãos conferem ótimo sabor e aparência aos alimentos. A linha de pães especiais Grão Sabor da Wickbold tem diversos produtos com diferentes tipos de grãos.

Fontes: I. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável. Brasília: Ministério da Saúde; 2006; II. U.S. Department of Agriculture, Agricultural Research Service. 2001. USDA; III. Nutrient Database for Standard Reference, Release 14; Otten JJ, Hellwig JP, Meyers LD, editors. Dietary Reference Intakes: The Essential Guide to Nutrient Requirements.Washington, DC: The National Academies Press; 2006; IV. Philippi ST. Pirâmide dos Alimentos: fundamentos básicos da nutrição. São Paulo: Manole, 2008.