A vitamina C reduz o estresse e o risco de doenças, aumenta sua imunidade, previne a anemia e até intensifica a absorção de ferro no corpo. Estes e outros benefícios você já conhece – eles até foram comprovados por estudos feitos pelas Universidades do Alabama (EUA) e de Helsinque (Finlândia). Mas você sabe consumi-la? E outra: Sabia que não é só a laranja que é rica na substância? A nutricionista Daísa Pinhal, do Oba Hortifruti, reuniu estas e outras dicas sobre esta tal vitamina, tão boa para nosso corpo.

Pera portuguesa (vitaminas A, C e do complexo B), uva Thompson (vitaminas A e C), abacaxi (vitaminas C, do complexo B e betacaroteno) e ameixa (vitaminas C e do complexo B) também são ótimas opções que fornecem a substância amiga da saúde. Você também pode incluir morangos, acerolas e, claro, a clássica laranja no cardápio.

Mas não se engane: uma fruta depois do almoço não basta para suprir a dose diária necessária da substância. “Como não é armazenada pelo organismo, precisamos ingeri-la várias vezes ao dia para garantir sua presença e seus benefícios. O consumo adequado deve ser feito com alimentos in natura frescos de época”, diz Daísa.

Para facilitar a sua vida, Daísa também sugeriu uma receita para lá de gostosa para ajudar na tarefa de ingerir vitamina C. Vamos ao preparo?

Bolo integral de abacaxi com coco

Ingredientes:

3 ovos (claras e gemas separadas)

1 xícara de coco ralado

4 colheres (sopa) de açúcar mascavo

5 colheres (sopa) de leite

3 colheres (sopa) de óleo

6 colheres (sopa) da farinha de trigo integral

1 colher (sopa) de fermento

Modo de preparo: Leve o abacaxi picado juntamente com o açúcar mascavo ao fogo, até que ambos formem uma calda. Misture o leite ao coco ralado e reserve. Bata as claras em neve bem firme, acrescente o açúcar mascavo, as gemas, o coco com leite, o fermento, o óleo e, por último, a farinha de trigo integral. Forre uma assadeira com o abacaxi cozido e metade da calda. Acrescente a massa por cima e leve ao forno pré-aquecido. Ao retirar do forno, coloque o restante da calda.

Viu como é fácil ingerir vitamina C? Fique atento as porções diárias e aproveite todos os benefícios da substância.

Por Lucas Tavares