Uma alimentação equilibrada e variada auxilia no funcionamento adequado do nosso organismo e, além de nutrir o corpo corretamente, você ainda pode receber outros benefícios dos alimentos.

Além de saborosos e nutritivos, alguns deles também possuem funções alternativas que podem contribuir com a manutenção da saúde através de seus nutrientes e substâncias. Confira os exemplos abaixo:

Carboidratos (presente nos pães, massas, arroz, batata)

Além de fornecer energia para o corpo, esses nutrientes também contribuem com a sensação de felicidade e bem-estar, porque colaboram com a liberação de serotonina.

Cafeína (presente no café e nos chás escuros)

É uma substância conhecida por estimular o sistema nervoso, podendo auxiliar na melhora da concentração, da memória e do aprendizado.

Bromelina e Papaina (presentes no abacaxi e no mamão, respectivamente)

Essas duas enzimas ajudam a “quebrar” as proteínas ingeridas em pedaços menores, acelerando e facilitando a digestão.

Antioxidantes (presentes nas frutas, vegetais, chás e castanhas)

Essas substâncias auxiliam no combate aos radicais livres, ajudando na prevenção do envelhecimento precoce da pele e na proteção do funcionamento e estrutura das células.

Para ajudar a manter sua dieta completa, que tal experimentar uma receita de pão na chapa especial? Ela é feita com o pão Grão Sabor Castanha-do-Pará e Quinoa, da Wickbold, que possui dois dos itens citados acima – carboidrato e castanha – além na da quinoa, um grão supernutritivo.

Fontes: I. SANT`ANNA, S. et al. Neuromodulação Hipotalâmica: uma proposta terapêutica para obesidade. Revista de Medicina e Saúde de Brasília, v. 3, n.2, 2014; II. FOOD AND DRUG ADMINISTRATION (FDA,USA). Medicines in my home: caffeine and your body, 2007; III. OLIVEIRA, L.F. Os avanços do uso da bromelina na área de alimentação e saúde. v. 12, n.1, 2001; IV. Otten JJ, Hellwig JP, Meyers LD, editors. Dietary Reference Intakes: The Essential Guide to Nutrient Requirements. Washington, DC: The National Academies Press; 2006; V. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável Brasília: Ministério da Saúde; 2006.