Seu filho é hiperativo e tem dificuldades para manter a atenção quando está realizando uma tarefa? Assim como em qualquer outra atividade, as crianças com esse comportamento tendem a apresentar problemas na hora das refeições. Para aprender a lidar com esse desafio, convidamos a psicóloga Estela Noronha para indicar alguns caminhos para os pais garantirem um cardápio saudável e completo aos pequenos. Vamos lá?

“A criança hiperativa muda constantemente o alvo da sua atenção, e não se prende especificamente a nada. Ela se comporta da mesma maneira em outras relações sociais. Ou seja, é bastante inquieta”, explica.

Mas como fazer com que essa criança se alimente da melhor maneira possível? A primeira dica é retirar da mesa tudo o que possa distraí-la. “O jogo de computador, a televisão, os brinquedos e o celular prendem a atenção e competem diretamente com a comida”, ensina a especialista.

Outra saída é tornar os pratos cada vez mais atraentes. “Podemos abusar das cores e formatos, e enfeitar o lanche para que ele seja convidativo”. Aqui no Sabor em Movimento você pode se inspirar com as receitas de bisnaguinhas em forma de ratinho ou trem fantasma para entreter a criançada!

Estela completa lembrando que as crianças hiperativas precisam, além das regras, de muito amor. Elogios, abraços, sorrisos e contatos visuais são sempre bem-vindos. Além disso, é preciso supervisionar a alimentação e ser coerente na definição dos limites. Tudo para garantir um cardápio saudável, equilibrado, delicioso e divertido!

Por Lucas Tavares