Consumida desde a antiguidade por diversas civilizações e muito popular na cultura árabe, o gergelim é uma semente pequena e repleta de nutrientes. Fonte de cálcio, ferro, magnésio, fósforo, manganês, cobre, zinco, ômega e vitamina B6, é também valiosa pela grande quantidade de fibras, proteína e carboidrato.

E com tantas propriedades assim, a lista de benefícios para a saúde só podia ser extensa. Previne doenças cardiovasculares, combate a anemia, fortalece os ossos e a musculatura, controla a diabetes, previne a queda dos cabelos, alivia o estresse e a ansiedade, melhora a respiração, evita a asma, é um anti-inflamatório natural, acelera o metabolismo e previne o câncer.

Quando consumido em conjunto com outras fontes de carboidrato, como o pão Wickbold da linha lanche para Hambúrguer com gergelim, a semente atua na velocidade de absorção dos alimentos, fazendo com que a sensação de saciedade dure mais tempo. Essa função ajuda no controle da obesidade e manutenção do peso.

Mas antes de sair em busca deste poderoso e pequeno aliado, é importante lembrar que a dose máxima diária recomendada por nutricionistas é entre 10 e 30 gramas, pois o excesso de seu consumo pode irritar o estomago e o cólon.

Por Thamyê Bloes