Quando se pensa em grão, imediatamente associamos ao tradicional arroz com feijão do almoço, mas a agricultura evoluiu bastante e hoje podemos colocar os grãos em outras refeições do dia. Entre os principais benefícios estão as fibras destes alimentos que ajudam no bom funcionamento intestinal e auxiliam na perda de peso.

Os grãos são tão importantes que possuem um lugar só deles na pirâmide alimentar e o Ministério da Saúde recomenda o consumo de seis porções dos grupos de cereais como arroz, milho, trigo, pães e massas.  Como cada grão tem um objetivo principal fizemos uma seleção super bacana pra você.

Linhaça

O que faz?
Ajuda no combate a celulite, regula o intestino, diminui a ansiedade e a Inflamação das células de gordura

Como posso usar?

Uma colher de sopa por dia é o mais indicado. Que tal colocar na tapioca, em pó no suco ou consumir duas fatias do pão Estar Leve Wickbold?

Se você quiser substituir o ovo numa receita de bolo, por exemplo; é só deixar 2 colheres de sopa de linhaça em um copinho com água por 10 minutos. Ela forma um gel que fornece “a liga” em qualquer receita. 😉

Quinoa

O que faz?

Contribui para a sensação de saciedade e regula a glicemia.

Como posso usar?

Você pode incluí-la em saladas, sopas, vitaminas; use a imaginação! A preparação é rápida, basta hidratá-la por 10 minutos com água quente. Utilize para fazer um tabule de quinoa é uma excelente opção de jantar leve e que dá pouco trabalho.

Amaranto

O que faz?

Fortalece os ossos e reduz o colesterol no sangue. É uma ótima opção para vegetarianos por causa do alto teor de proteína vegetal.

Como posso usar?

Vai super bem com frutas e pode fazer a diferença no seu dia a dia. Que tal consumi-la numa vitamina com banana? É um pré-treino perfeito!

Fonte: Portal minha vida e Ministério da saúde.