Ao longo das últimas décadas o Brasil tem passado por uma transição, com o crescimento da obesidade, supostamente ligada a uma alimentação rica em gorduras, açúcar, alimentos processados e insuficiente em verduras, alimentos integrais e fibras. E com isso o aumento das doenças crônicas não transmissíveis como a hipertensão arterial, diabetes, doenças cardiovasculares e câncer.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama, é o segundo mais comum entre as mulheres, ficando atrás somente do câncer de pele.  E representam cerca de 29% dos casos novos da doença. Cerca de 30% dos casos de câncer de mama poderiam ser evitados com a introdução de hábitos saudáveis como a prática de atividade física, melhora dos hábitos alimentares, manutenção do peso corporal e diminuir ou evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Estudos mostram que a obesidade e a composição corporal são indicativos relevantes entre os fatores de risco do câncer de mama. Os resultados revelam que o consumo de uma alimentação variada, rica em vegetais e alimentos integrais poderia diminuir o risco de doenças crônicas e alguns tipos de câncer. O aumento da ingestão de frutas, verduras e legumes é essencial para aumentar o aporte de antioxidantes e disponibilizar uma variedade de fitoquímicos que parecem contribuir significativamente na prevenção da doença.

Além dos vegetais, o papel dos alimentos integrais é relevante para a prevenção da doença. Esses alimentos são produtos que passaram por pouco ou nenhum processamento, produzidos a partir de grãos integrais e, por isso, são mais nutritivos que os alimentos refinados. Possuem um maior teor de fibras, vitaminas, principalmente as do complexo B e minerais como fósforo e ferro.

Os produtos da linha 100% integral da Wickbold, são produzidos a partir de grãos inteiros, constituídos pelo farelo, pelo gérmen e pelo endosperma onde a maior parte dos nutrientes e seus benefícios são preservados, são uma opção prática e fácil para ter uma alimentação balanceada e saudável, fundamental para a prevenção do câncer de mama!