No dia 12 de outubro, é comemorado o dia das crianças! E que tal dar para o seu filho uma alimentação adequada! Sim, esse pode ser o melhor presente que uma criança pode ganhar para ter uma vida adulta ativa e saudável!

Embora a desnutrição infantil tenha diminuído no Brasil, aumentaram as intercorrências ligadas ao consumo excessivo de calorias, gordura, açúcar e sódio. As doenças crônicas não transmissíveis que, segundo a Organização Mundial da Saúde, matam 41 milhões de pessoas por ano (72% de todas as mortes no mundo) e estão associadas a comportamentos e hábitos alimentares iniciados na infância. Outro agravante é que essas doenças não atingem somente os adultos e idosos, e sim, crianças e adolescentes que já passam a apresentar, além da obesidade, a dislipidemia, diabetes tipo 2 e outras doenças crônicas.

Uma nutrição adequada que envolve hábitos, práticas e comportamentos alimentares é fundamental para o desenvolvimento ou não de doenças, e esbarra em uma janela metabólica crucial: os primeiros 1000 dias, período que compreende desde a gestação até os dois primeiros anos de idade. Passada a primeira infância a criança passa por diversas fases (pré-escolar, escolar e adolescência) que também contribuem para o crescimento e o desenvolvimento físico, cognitivo e social.

Estudos recentes mostram que o consumo de alimentos integrais pode diminuir o risco de doenças crônicas. Além disso, podem promover uma redução da pressão arterial e dos níveis de colesterol e glicose sanguíneos. Por aumentar a saciedade, também podem auxiliar no processo de redução de peso. Os alimentos integrais possuem um maior teor de fibras, vitaminas, principalmente as do complexo B e minerais como fósforo e ferro.

A Wickbold possui uma linha de produtos que pode contribuir para uma alimentação mais saudável das crianças e de toda a família! São opções práticas e fáceis que incluem os pães, torradas e cookies 100% integrais, ideais para o café da manhã, lanche da tarde ou até mesmo aquele lanchinho da escola, garantindo o aporte energético, fibras e micronutrientes!