HAMBÚRGUER EM FAMÍLIA

É possível sim preparar opções de hambúrguer saudável e delicioso, sem sair de casa! Veja algumas dicas a seguir.

A hora do lanche pode se transformar em uma atividade em família muito divertida! Preparar lanches saudáveis e convidar as crianças para participarem, pode ser uma forma de aprendizado e entretenimento para os pequenos e para a família! 

Uma ótima opção para comer e preparar com as crianças é o hambúrguer. Pode ser uma refeição completa, a carne e o queijo servem como fonte de proteína, o pão de carboidratos e os vegetais podem contribuir com vitaminas e minerais. Além disso, é um lanche em que as crianças podem participar da montagem, é saboroso e oferece saciedade. Mas como fazer um hambúrguer saudável? Tudo deve começar com a escolha dos ingredientes! Confira algumas sugestões:

  • Pão: é um ingrediente fundamental, já que é base para qualquer lanche completo. Prefira pães que tragam mais sabor aos lanches, como brioche, pão australiano, pão com gergelim ou pães artesanais. Uma opção é o hambúrguer com pão de brioche Wickbold, esse novo lançamento é fofinho, macio e saboroso, perfeito para deixar o seu hambúrguer ainda mais delicioso. 
  • Carne: é o grande protagonista da refeição. A carne pode ser comprada já pronta ou preparada artesanalmente em casa, as melhores opções são aquelas com maior teor de carne e sem muitos outros ingredientes adicionados, então, é bom se atentar na escolha da carne e dos ingredientes. É possível preparar com diferentes ingredientes, como carne de frango, bovina, peixe ou opções preparadas a partir de vegetais, como hambúrguer de ervilha, grão-de-bico e cogumelos, essa pode ser uma forma interessante de incentivar o consumo de leguminosas pelas crianças.
  • Queijo: conferem, além do sabor, ainda mais cremosidade para o hambúrguer. Por isso, opte por queijos que derretam com maior facilidade, como queijo prato ou muçarela (os mais tradicionais) ou os que agregam mais sabor, como brie, provolone, gouda e emmental. 
  • Vegetais: os vegetais trazem mais frescor ao hambúrguer. Algumas opções, além dos tradicionais alface e tomate, são o agrião, rúcula, acelga e até vegetais grelhados, como fatias de abobrinha e berinjela. Não se esqueça de escolher opções que estejam frescas e bem higienizadas. 
  • Acompanhamentos: quando o hambúrguer estiver pronto é hora de preparar os acompanhamentos, que vão fazer com que a refeição fique ainda mais completa! Uma opção clássica são as batatas, que podem ser assadas no forno e temperadas com diferentes temperos, como alecrim, páprica, alho, tomilho, orégano, tudo para que fiquem ainda mais saborosas. Outra opção de acompanhamento são os molhos, em que há uma infinidade de opções e que podem ser preparados em casa, como molho de alho, maionese verde, molho de queijo, mostarda e mel, molho apimentado, pasta de azeitona, tahine, etc. 

Pronto! Agora que você já sabe tudo que é necessário para preparar um bom hambúrguer é só escolher os seus ingredientes favoritos, deixar que as crianças escolham os delas e se divertirem na montagem de um lanche nutritivo e repleto de sabor! 

Referência:

  1. JUNIOR, Emílio Rodrigues et al. A GOURMETIZAÇÃO DO HAMBÚRGUER. Revista Valore, v. 4, n. 1, p. 923-935, 2019.
  2. MARQUES, Gustavo Dias. HAMBÚRGUER: O FAST FOOD INSPIRANDO A GASTRONOMIA BRASILEIRA. REVISTA DE GASTRONOMIA, v. 1, n. 1, 2019.

Smith, Andrew F. “O hamburguer global.” Senac, 2012.