O hambúrguer tem muita história para contar. Já são dois séculos de evoluções com formatos, recheios e ingredientes diferentes. Não dá para falar do pão sem falar do sanduíche em si, então agora vamos descobrir um pouco mais sobre esse lanche adorado mundo afora.

“O hambúrguer é um sanduíche muito antigo, pois a carne moída já era utilizada pelos nômades, mongóis e povos tártaros que habitavam as planícies russas. Naquela época, o melhor jeito de consumir uma carne dura era através do processo de moagem da carne. Dessa maneira, a carne ficava mais digerível, pois a fibra não enroscava nos dentes. Muito tempo depois, quando os alemães, que já conheciam o processo de moagem da carne, imigraram para os Estados Unidos, levaram com eles toda essa técnica, conta Marcia Yukie Ikemoto, docente de gastronomia do Senac Aclimação.

Nesse período – final do século 19 –, o hambúrguer era ainda um bolinho de carne (uma espécie de almôndega), que os americanos comiam no meio de um pão. E este pão era normalmente quadrado, ou o que estivesse mais disponível na época. O que se sabe é que o pão sempre se adequou à carne, e não o contrário. Marcia cita o exemplo do hotdog, mais conhecido como cachorro-quente nestes trópicos. O pão de cachorro-quente se adequou ao formato da salsicha, pois é mais fácil mudar o pão do que a carne. No caso do pão de forma, tratava-se de um pão mais fácil de fazer e que rendia bastante. Era um pedaço de pão do qual as pessoas tiravam duas fatias e colocavam as bolinhas de carne no meio. Era um jeito prático e fácil de se alimentar nos EUA, esclarece a professora.

É praticamente impossível afirmar se o hambúrguer foi criado com pão redondo ou quadrado. “O sanduíche de hambúrguer se popularizou após os americanos colocarem a carne no meio do pão e acrescentarem ingredientes como cebola, queijo e picles, explica Fábio Dante, especialista em hambúrguer e professor da Accademia Gastronomia.

A história mais plausível data de 1895 no restaurante Louis Lunch, em New Haven, Connecticut, nos EUA, lugar em que, desde sua inauguração,  são servidos sanduíches de carne moída no pão de forma tostado, que tornou-se popularmente conhecido desde então. Porém, existem registros de 1891 que mostram alguns restaurantes vendendo hambúrgueres no pão redondo, explica Fábio.

Ficou com água na boca e quer preparar um hambúrguer em casa? A gente te ajuda! Clique aqui e veja dicas do chef Paulo Yoller, do Meats Hamburgueria, em São Paulo.