O home office é um formato de trabalho cada vez mais utilizado tanto por pessoas vinculadas a uma empresa como por autônomos. Não dá para negar que trabalhar em casa tem suas vantagens, mas é preciso muita disciplina para que os bônus sejam maiores que os ônus.

Reserve um espaço

Trabalhar de forma improvisada, sentada torta no sofá ou engordurando o laptop na cozinha, não vai te ajudar a fazer o dia render. Organize um espaço que te dê privacidade e o mínimo de conforto para enfrentar as horas de expediente sem ter dores pelo corpo. Se tiver crianças dentro de casa, dê limites para que o trabalho não seja interrompido o tempo todo.

Mantenha uma rotina

É tentador ficar de pijama o dia inteiro quando estamos em casa, mas esse hábito não ajuda o corpo e a mente a entenderem que é hora de botar a mão na massa. Tente levantar sempre no mesmo horário, vista-se como se tivesse mesmo indo trabalhar e entre no clima.

Não caia na tentação de fazer hora extra

Misturar casa e trabalho no mesmo lugar pode confundir as estações. A não ser que seja extremamente necessário, desligue o computador no final do horário de expediente e aproveite seu tempo livre.

Se alimente de 3 em 3 horas

Sem as pausas para o café e para o almoço com os colegas, é difícil lembrar que precisamos comer. Mas a boa alimentação é fundamental para que nossa cabeça e corpo funcionem corretamente. Separe um tempo para almoçar e fazer os lanches intermediários.

Com esses pequenos cuidados, você só tem a ganhar com o home office. É uma oportunidade de ficar perto dos seus filhos, não se estressar no trânsito e comer melhor. É um estilo de vida que combina perfeitamente com a mulher do século 21.