Ouvimos falar o tempo todo da importância da água para o organismo e para a nossa saúde, mas você sabe quais são os benefícios de manter uma hidratação correta, especialmente no verão, época de temperaturas mais altas?

A ilustração abaixo nos ajuda a entender todos os processos que têm interferência da água para seu funcionamento:

 

CORPO-HUMANO

 

Mesmo sendo fundamental para a saúde, a regra do equilíbrio também vale para líquidos. O consumo recomendado, para adultos saudáveis, é entre 8 e 10 copos por dia. O exagero na quantidade pode prejudicar os rins, que fazem o trabalho de produzir a urina.

O baixo consumo ou reposição inadequada de líquidos leva a uma diminuição do nível de água no corpo, a chamada desidratação. Ela é sinalizada pela sede, que avisa que o organismo está precisando ser hidratado. Quando acontece isso, podemos ficar com a boca seca, dor de cabeça, tontura, cansaço, ter câimbras e menor concentração. Uma maneira fácil de verificar a sua hidratação é mediante a cor da urina. Em caso de desidratação ela escurece, ficando em um tom amarelo-escuro.

Para manter-se bem hidratado é preciso consumir principalmente água pura, mas ela pode ser complementada com outras opções de bebidas e alguns alimentos. Abaixo trouxemos algumas dicas para manter o equilíbrio:

  • Deixe sempre uma garrafinha de água perto de você: no trabalho, na escola, no carro ou na bolsa;
  • Crie águas coloridas e saborosas para não cair na rotina: gelos de frutas picadas, ervas frescas como hortelã, cascas de limão e laranja ou especiarias como cravo e canela;
  • Experimente um chá gelado ou quente, sem açúcar, para variar;
  • Sucos naturais sem adição de açúcar e leite também são alternativas complementares;
  • Frutas e legumes que têm bastante água em sua composição, como melancia, melão, maçã, pepino e tomate, também são boas opções.

Lembre-se: é preciso beber líquidos mesmo quando você não sente sede. A sede acontece quando o corpo já está em desequilíbrio. Falando em água, você já pensou em fazer exercícios na piscina? Vale a pena experimentar.

Fontes: I. National Health Service. Hydration – drink plenty of fluids everyday. United Kingdom Government. Disponível em: http://www.uhb.nhs.uk/Downloads/pdf/PiHydration.pdf; II. Food Insight. Hydration: does it always have to be water? Washington D.C., 2011. Disponível em: http://www.foodinsight.org/Content/3848/IFIC%20Hydration%20v2_12-8-11.pdf; III. Maughan R. Overhydration. European Hydration Institute. 2013; IV. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.  Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção. 2014.