O sono é fundamental para as funções biológicas e sua qualidade interfere diretamente no nosso dia a dia. Enquanto dormimos, corpo e mente se recuperam fazendo com que haja a sensação de descanso pela manhã. Além disso, também são atribuídas ao sono funções como: manutenção do equilíbrio geral do organismo, consolidação da memória e regulação da temperatura corporal.

São conhecidos dois estados distintos no sono: o não REM, mais lento, e o REM, com atividade cerebral mais rápida. O primeiro é dividido em três fases, de acordo com a progressão da sua profundidade. O segundo é o estágio no qual sonhamos. Em uma pessoa normal, eles se alternam ciclicamente no decorrer da noite, mas a concentração do sono não REM acontece na primeira parte da noite e a do sono REM na segunda parte.

Segundo especialistas, a dieta tem influência no processo do sono. Sentir fome ou comer demais pode causar desconforto e insônia. Para evitar uma noite mal dormida, seguem algumas dicas para preservar o sono:

  • Manter uma rotina de horário para dormir e acordar;
  • Ir para a cama apenas na hora de dormir;
  • Não ingerir refrigerantes, álcool, café e determinados chás pouco tempo antes de dormir.  Estes alimentos são fonte de substâncias como a xantina e a cafeína, que estimulam o sistema nervoso central;
  • Realizar atividades repousantes e relaxantes preparatórias para o sono;
  • Ser ativo física e mentalmente;
  • Diminuir a ingestão de alimentos gordurosos no jantar, para facilitar a digestão. Essa dica é importante pra quem se preocupa com o peso, já que as calorias desses alimentos podem ser armazenadas em forma de gordura, uma vez que o metabolismo é mais lento de noite;
  • Evitar a ingestão de alimentos condimentados;
  • Consumir doses moderadas de carboidratos – como torrada, pão e aveia – com um copo de leite morno. O leite contém o aminoácido triptofano, que relaxa os músculos e induz o sono.

Uma noite cheia de interrupções pode prejudicar a concentração e o trabalho no dia seguinte.

Aproveite a estação mais fria do ano para passar mais tempo dormindo enrolada nas cobertas, e confira aqui dicas para despertar com maior disposição.

Fonte: Instituto do Sono e rg nutri.