Uma alimentação saudável é fundamental para o crescimento e desenvolvimento durante a infância. Isso porque, se for inadequada, pode levar a um crescimento deficiente, aumentar a vulnerabilidade para infecções, deficiência no processo de maturação do sistema nervoso, intelectual e mental. E um dos nutrientes primordiais durante o crescimento são os carboidratos! Mas você sabe quais as suas funções?

Os carboidratos cumprem funções energéticas! É o combustível do sistema nervoso e cerebral, responsável pela regulação de gorduras e economia de proteínas. Além de ser a principal fonte de energia para as atividades diárias!

Podem ser separados como simples e complexos, e estes últimos são os mais adequados para as necessidades das crianças! Isso, porque os carboidratos simples são metabolizados mais rapidamente e proporcionam menos saciedade. Já os complexos, são absorvidos se forma gradual, reduzindo os picos de glicose e contribuindo para a saciedade e digestão.

Por isso, é importante prestar atenção em qual tipo de carboidrato a criança está consumindo, o ideal é reduzir o consumo de açúcar simples, contido em doces por exemplo, e potencializar o consumo de carboidratos completos, que estão presentes em tubérculos, leguminosas e cereais integrais.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o consumo de carboidratos não deve ultrapassar 65% da alimentação. O seu excesso pode causar problemas como obesidade e diabetes, então como tudo na vida, deve ser consumido com moderação!

Agora que você já sabe da importância desse macronutriente, é só escolher as melhores opções para as crianças crescerem fortes e saudáveis!

 

Referência:

TRUMBO, Paula et al. Dietary reference intakes for energy, carbohdrate, fiber, fat, fatty acids, cholesterol, protein and amino acids. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, v. 102, n. 11, p. 1621, 2002.