O pistache ainda não está entre as nozes mais conhecidas e presentes nas mesas dos brasileiros. Para mudar esse costume, o que não falta são boas notícias vindas desse ingrediente! Além de ser rico em nutrientes, ele ainda protege o corpo de doenças e é fonte importante de fibras. Anotamos algumas dicas do Pistachio Health Institute (organização que reúne as principais pesquisas do mundo sobre esse snack) para você conhecer todos os benefícios. Confira!

Segundo os especialistas do instituto, os pistaches estão entre as oleaginosas mais nutritivas e saudáveis. Compare: uma porção 30 g desse ingrediente – o que rende cerca de 50 unidades – possui apenas 160 calorias! Ele ainda é capaz de fornecer nutrientes como cobre, magnésio, potássio, fósforo, manganês e vitamina B6.

O pistache também é ótima fonte de antioxidantes, reduzindo a ação dos radicais livres e retardando o envelhecimento. Assim como a quinoa, a castanha-do-pará e a uva passa, ele é um snack rico em fibras – uma porção de 30 g representa 12% das necessidades diárias de um adulto. Isso transforma essa noz em uma aliada do emagrecimento, já que contribui para a sensação de saciedade pós-refeição.

As gorduras boas – que protegem o coração e diminuem o colesterol – também estão presentes no pistache.

Conta pra gente: depois dessas informações, o pistache ganhou ou não um espaço reservado na sua mesa?

Por Lucas Tavares