O hábito de ingerir líquidos nas refeições é muito comum, mas será que é certo? Engorda? A barriga incha? Atrapalha a digestão? Para cada dúvida dessa se tem uma resposta. Tomar qualquer líquido durante as refeições pode fazer com que a sua digestão fique comprometida, já que ocorrerá uma diluição dos ácidos que participam da digestão (suco gástrico – líquido responsável por fazer a digestão dos alimentos, bem como auxiliar na absorção de alguns nutrientes). Então além de comprometer a digestão, podendo te deixar com a sensação de “estufamento”, pode também comprometer a absorção de alguns nutrientes. Entretanto, se o consumo de líquido for em quantidades moderadas (até um copo americano), em geral, não será prejudicial.

Outro ponto importante é que essa sensação de “estufamento” e peso após a refeição, também pode ser devido a uma desregulação do centro regulador de fome e saciedade. Isso porque o líquido mais o alimento fazem distender a parede estomacal (flexível) dando uma falsa impressão ao cérebro de que seu estômago ainda está vazio e que cabe mais comida.

Quanto a preocupação de engordar: engordar significa aumentar a gordura corporal, ou seja, beber durante as refeições só vai ter a possibilidade de te engordar se você escolher líquidos açucarados e calóricos e ter um hábito alimentar como um todo não adequado, fora isso, não engorda. 

Não há um horário exato antes ou depois da refeição para a ingestão de líquidos. Porém, por conta do próprio tempo que leva para nosso organismo digerir os alimentos, é recomendado que aproximadamente meia hora antes, diminua a quantidade de líquidos ingeridos, bem como nas primeiras horas depois das refeições.