Comum no cardápio vegetariano, a soja é um grão conhecido por seus muitos benefícios. Como nós contamos aqui, ela é uma fonte de proteína de qualidade, com boas gorduras e rica em isoflavona (importante na prevenção de alguns tipos de câncer). Ou seja, bons motivos não faltam para acrescentá-la no cardápio! Com ajuda dos especialistas em culinária funcional do Hospital A.C. Camargo, separamos abaixo duas receitas (prato principal e sobremesa) para você incluir esse ingrediente no menu.

Hambúrguer saudável

Rendimento: 8 porções

Calorias por porção: 126,1 kcal

 Ingredientes:

1 kg de inhame cozido e amassado

60 g de proteína de soja hidratada em 1litro de caldo de legumes

300 ml de molho de soja (shoyu)

2 colheres (sopa) de gengibre ralado

1 maço de salsinha picada

1 couve-flor ralada e depois refogada

4 alhos-porós picados e refogados

6 dentes de alho batidos com 200 ml de azeite

½ maço de manjericão picado

3 ovos

2 copos de arroz integral cozido

3 xícaras (chá) de farinha de rosca

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo: Misture o inhame, a soja, o shoyu, o gengibre, a salsa, a couve-flor, o alho-poró, o alho, o manjericão e os ovos até formar uma massa homogênea. Em seguida, leve ao mixer para transformar tudo em uma pasta. Adicione o arroz, a farinha de rosca, o sal e a pimenta, batendo sempre, até a pasta ficar firme. Modele bolinhas e achate-as para que fiquem no formato de um hambúrguer. Leve ao congelador e, quando estiver congelado, coloque o hambúrguer em uma assadeira untada e asse até ficar dourado por inteiro.

 

Biscoitos casadinhos de soja

Rendimento: 4 porções

Calorias por porção: 223,47 kcal

Ingredientes:

3 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 e ½ xícara (chá) de farinha de soja

250 g de margarina

1 e ½ copo de leite de soja

1 xícara de café de açúcar

Mel ou geleia de frutas para rechear

Modo de preparo: Prepare um creme com a margarina e o açúcar, e misture as farinhas até formar uma massa. Abrir a massa com o auxílio de um rolo. Corte a massa em rodelas, dispondo-as em assadeiras sem untar. Leve ao forno em temperatura média para assar. Os biscoitos deverão ser retirados do forno bem clarinhos. Espere esfriar, e em seguida passe mel ou geleia nas rodelas, para unir uma na outra.

Quem sabe com essas duas novas receitas você não se anima para acrescentar mais vezes a soja em seu cardápio? Não deixe de nos contar sua experiência nos comentários!

Por Marina Oliveira