O inverno chegou. Nessa estação, as pessoas tendem a ingerir alimentos mais calóricos, pois há um aumento do gasto calórico devido a necessidade em elevar a temperatura corporal. Também é uma estação em que as pessoas costumam cometer muitos erros e deixar a alimentação saudável um pouco mais de lado. Por isso, é preciso redobrar os cuidados com a alimentação, através de nutrientes importantes.  Para evitar os erros mais comuns durante essa época do ano, separamos algumas dicas:

 

Coma os alimentos de forma quente: No inverno, o consumo de verduras costuma ser menor. Uma boa alternativa para consumir legumes e verduras nessa época do ano é através dos refogados e assados, dessa forma, além de comer esses alimentos quentinhos, você garante uma boa quantidade de vitaminas, minerais e fibras. Algumas opções de alimentos que podem ser refogados: Couve, acelga, agrião, escarola, espinafre, cenoura, abobrinha, berinjela, brócolis e couve-flor. Uma outra forma interessante de preparar esses alimentos, é no forno adicionado de diferentes temperos, o que torna a preparação prática e ainda mais gostosa.

 

Não se esqueça das frutas: Além do consumo de verduras, o consumo de frutas também costuma ser menor. Por isso é importante aproveitar as frutas da época e sempre as deixar por perto, para não esquecer de consumir. Porque além de possuírem uma grande quantidade de fibras, as frutas contêm uma grande quantidade de vitaminas e minerais, que contribuem para o bom funcionamento do sistema imunológico, que auxilia na prevenção de doenças comuns no inverno.

 

Hidrate- se: Normalmente por causa do tempo frio ocorre a diminuição do consumo de água. Uma opção para o frio, é consumir chás, mas é importante não adoçar, ou buscar uma opção mais saudável. E lembrar que a água não deve ser substituída, e deve estar presente na rotina alimentar. Uma dica é sempre andar com uma garrafa por perto para não esquecer de se hidratar!

 

Sopas são uma ótima opção: O inverno combina com comidas quentes, por isso, sopas e caldos são uma forma de consumir diversos nutrientes. São alimentos muito fáceis de serem preparados, mas é sempre importante escolher bons ingredientes, não utilizar nem caldos nem sopas já prontas, pois habitualmente contém muito sódio. Prefira os ingredientes naturais.

 

É bom lembrar que independente da estação do ano, sempre se deve manter uma alimentação equilibrada e saudável, consumindo todos os tipos de alimentos em quantidades adequadas.