Com a chegada do inverno muitas pessoas relatam o aumento do apetite. Isso pode acontecer, devido as baixas temperaturas, pois o corpo necessita manter a temperatura corporal, com isso ocorre um aumento do gasto calórico e, consequentemente, uma maior sensação fome. Com isso, é muito comum que as pessoas cometam certos exageros e prefiram alimentos calóricos e pouco nutritivos, o que é um erro. Com temperaturas mais frias é preciso tomar um maior cuidado com a alimentação e, por isso, é recomendado escolher alimentos com variedade de nutrientes, pensando na imunidade e no funcionamento adequado do corpo e, também, alimentos que tragam saciedade. Por isso, confira a seguir quais alimentos escolher para uma rotina com mais saudabilidade e saciedade no inverno.

Sopas: São uma ótima opção para os dias frios e podem ser muito nutritivas! Para isso, é importante preferir as versões caseiras, já que as versões industrializas possuem um alto teor de sódio. Para elaborar uma sopa nutritiva e pouco calórica, o ideal é preferir as carnes magras, com variedade de leguminosas, verduras, legumes e grãos integrais.

Legumes, frutas e verduras: Com a chegada do inverno esses alimentos são, na maioria das vezes, deixados de lado, o que é um erro. Já que são alimentos repletos de água, vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras, além de promoverem saciedade, evitando os exageros na alimentação. Uma dica para consumir esses alimentos nos dias mais frios é consumi-los refogados, assados ou cozidos. No caso das frutas, é preferível consumi-las em temperatura ambiente ou em alguns casos, como banana, maçã e pera até cozidas! Outra opção para incluí-las na alimentação é através das frutas desidratas ou liofilizadas.

Chás: Além de aquecerem o corpo, os chás podem trazer diversos efeitos positivos para o corpo, possuem antioxidantes, diminuindo o efeito dos radicais livres, e fitoquímicos. Dependendo do tipo, também possuem efeitos calmantes ou estimulantes e são uma forma de ingerir líquidos nos dias mais frios, evitando a desidratação. É importante preferir as versões naturais, e consumi-los com moderação.

Alimentos com fibras: Além de auxiliar o funcionamento regular do intestino, as fibras são capazes de promover uma maior e mais prolongada sensação de saciedade e, por isso, a importância de estarem presentes da alimentação. Como dito anteriormente, ela pode ser encontrada nas frutas, verduras e legumes, mas também são encontradas em grande concentração nos grãos integrais. Para os dias mais frios, uma ótima opção são os lanches quentes, com pão integral e carnes magras e os mingaus, como de aveia ou quinoa, por exemplo, receitas fáceis, quentinhas e nutritivas!

          E não importa a estação, manter uma alimentação nutritiva e equilibrada é sempre importante para a sua saúde!

Referências:

  1. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia alimentar para a população brasileira. Ministério da Saúde, 2014.                                                                                                                                                 
  2. MALONGANE, Florence; MCGAW, Lyndy J.; MUDAU, Fhatuwani N. The synergistic potential of various teas, herbs and therapeutic drugs in health improvement: a review. Journal of the Science of Food and Agriculture, v. 97, n. 14, p. 4679-4689, 2017.
  3. CFN – Conselho Federal de Nutrição. Alimentação no inverno requer atenção especial. Disponível em:<http://www.cfn.org.br/index.php/alimentacao-no-inverno-requer-atencao-especial/>. Acesso em: 24, mai 2020.                                                                                                
  4. Philippi ST. Tabela de composição de alimentos: suporte para decisão nutricional. 2a. ed. São Paulo: Coronário; 2002