A gente até se lembra da importância de beber água, deixar uma garrafinha no carro ou na mesa de trabalho, mas tomar o líquido de fato… Ô tarefa difícil!

 

Quem nos ajuda a entender por que esse hábito é tão necessário é a nutricionista da Consultoria Nutricional Comer e Viver, Bruna Petrungaro: “A água elimina as toxinas por meio do suor, regula a temperatura corporal e ajuda e levar nutrientes e oxigênio para as células”.

Então fica a dica: Os alimentos saudáveis e leves da sua dieta só serão eficientes se você beber água. Todo o esforço será em vão se o líquido não estiver lá para garantir a chegada dos nutrientes em todo o corpo.

Mas qual é a quantidade ideal que devemos tomar por dia? E, mais importante: como transformar isso em rotina? Essa dúvida quem responde é a nutricionista diretora da consultoria FR Nutri, Fernanda Giácomo: “O total varia com o tamanho da pessoa, clima do local onde mora, tipo de trabalho, se pratica atividade física… Mas, em média, o ideal é beber de 1,5 a 2 litros por dia”.

Uma forma simples de controlar esse consumo é calculando quantos copos de 200 ml ou garrafinhas de 500 ml você toma por dia. Deixar um alarme programado a cada duas horas com o lembrete também pode te ajudar.

Quem usa celulares smartphone pode contar com os aplicativos ideais para isso, como o iWaterDrink, que permite o envio de mensagens avisando: “Que tal se hidratar um pouco?”. Além disso, quando você inclui a quantidade de água que bebeu, ele faz a conta do consumo total sozinho.

Olha só como ele funciona:

 

iWaterDrink

 

E você, já bebeu água hoje?

Por Marina Oliveira