Você com certeza já ouviu falar da importância dos lanches intermediários, aqueles que a gente faz entre as refeições principais. No geral, as pessoas falam deles como opção para acelerar o metabolismo com foco na perda de peso, mas fracionar refeições no dia traz muitos outros benefícios à nossa saúde.

Estudos mostram que manter a alimentação irregular aumenta a incidência de insensibilidade à insulina pós-prandial e os níveis de colesterol total e LDLc. Os resultados podem indicar que realizar diversas refeições ao longo do dia pode diminuir os riscos do desenvolvimento de doenças crônicas.

Uma alimentação fracionada também pode ajudar a melhorar o comportamento cognitivo e o humor, mas é importante prestar atenção na composição nutricional de cada refeição. O segredo de uma alimentação saudável é o consumo de todos os grupos de alimentos presentes na pirâmide alimentar, em quantidades adequadas.

Realizar pequenos lanches saudáveis, que contribuam com o consumo de nutrientes essenciais à saúde e com a manutenção da disposição ao longo do dia, entre as refeições principais ajuda a manter um bom funcionamento do organismo. Algumas opções para compor o lanche: pães, torradas, cereais, cookies integrais, castanhas, iogurtes desnatados, leite desnatado, leite fermentado, queijos magros, frutas frescas ou secas.

Confira uma opção de lanche nutritivo aqui para se inspirar.

Fonte: rg nutri.