A chegada do verão, época mais quente do ano, é um período em que a atenção com a hidratação e nutrição deve ser redobrada. Ao mesmo tempo, devido ao calor, é uma oportunidade de inovar na hora do lanche, testando novos sabores, texturas e opções que tragam a sensação de recrescência! Para ajudar nessa tarefa, confira a seguir, algumas ideias de lanches para o verão:

Frutas recheadas

Isso mesmo, as frutas são sempre uma opção refrescante para o verão. Para que tragam uma maior sensação de saciedade, uma alternativa é combiná-las com pastas de nuts e fazer um “sanduíche de frutas”. Recheie as frutas com a pasta de preferência. Algumas opções de pasta de nuts são: castanha-de-caju, castanha-do-pará, amendoim, amêndoa, etc. 

Sorbet ou sorvete de frutas

Essa é uma opção refrescante e fácil de preparar. Para preparar, basta bater no liquidificador bananas congeladas e descascadas com uma fruta de preferência como, por exemplo, morango e manga. Para quem opta por incluir uma fonte proteica a esse sorvete, é possível acrescentar um pouco de leite ou iogurte. 

Espetinho de frutas

Essa pode ser uma alternativa para a tradicional salada de frutas. Para preparar, basta encaixar as frutas de preferência em um palito de madeira, algumas opções são: banana, morango, uva, manga e kiwi. Para que fiquem ainda mais refrescantes, experimente coloca-las no freezer pouco tempo antes de servir!

Rolinhos de wrap recheados

Essa é uma opção de lanche leve e reforçado, sem deixar de lado a refrescância e a praticidade de comer com as mãos. Para preparar, utilize um pão para Wrap, de preferência integral, esse tipo de pão é bem fino sendo uma alternativa para um lanche mais leve. Escolha uma opção de proteína mais leve, como: frango desfiado, atum ou um queijo, e complete adicionando vegetais de sua preferência. Recheie o pão e enrole delicadamente, depois, basta cortar para que fiquem no formato de pequenos rolinhos. 

Agora que você já sabe que lanches consumir, é só aproveitar o verão! 

Referências:

  1. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia alimentar para a população brasileira. Ministério da Saúde, 2014.
  2. Coco MG Jr, Vinson JA. Analysis of Popcorn (Zea mays L. var. everta) for Antioxidant Capacity and Total Phenolic Content. Antioxidants (Basel). 2019 Jan 14;8(1).
  3. Philippi ST. Tabela de composição de alimentos: suporte para decisão nutricional. 2a. ed. São Paulo: Coronário; 2002