Aqui no Sabor em Movimento nós gostamos sempre de reforçar a importância de aproximar as crianças de uma alimentação saudável. Seja por meio de cursos em família, brincadeiras na cozinha ou até mesmo com os pequenos colocando a mão na massa nas receitas, esse hábito é fundamental para que eles se interessem desde cedo pelos ingredientes corretos. Para continuar essa missão, o que acha de convidar seus filhos para um passeio na feira ou no supermercado?

A nutricionista infantil Fabíola Topini, gerente de nutrição da Clínica da Primeira Idade, no Rio de Janeiro (RJ), é quem nos ajuda a entender como esse passeio pode ser importante para os pequenos. “A criança costuma ter receio de tudo o que é novo. Conhecer os ingredientes de perto irá ajudar na aceitação dos alimentos”.

Ela nos ensina o roteiro: “Leve os pequenos sem pressa e a um local sem grandes tumultos. Deixe com que eles toquem, cheirem e observem as cores dos alimentos. É interessante que eles tenham ideia do gosto, textura e aroma dos ingredientes que vão para a mesa. Isso aumenta a vontade de consumi-los”.

Mais contato com verduras, legumes e frutas

Para evitar que itens calóricos e gordurosos (como as bolachas e os refrigerantes) chamem a atenção das crianças, a nutricionista sugere dar mais destaque às verduras, legumes e frutas em casa. “Deixar esses alimentos mais atrativos antes de servir, com desenhos, por exemplo, também ajuda”.

Permitir que os pequenos participem da preparação dos pratos também é um dos temas citados pela especialista como fundamental. “Esse hábito ajuda a despertar o interesse da criança por uma dieta equilibrada. É divertido comer o que preparou, a motivação para a hora da refeição é maior”.

Viu só como um simples – e educativo – passeio na feira ou no supermercado pode transformar o interesse dos seus filhos pelas verduras, legumes e frutas? Experimente essa técnica!

Por Marina Oliveira