O consumo da linhaça com foco na perda de peso só cresce. Mas você sabe o porquê dessa semente ser a queridinha daqueles que querem emagrecer? As fibras dela são de grande ajuda porque aceleram o transito intestinal, aumentando a eliminação de excessos e diminuindo a absorção de gorduras. Dessa forma, o corpo, além de mais saudável, consome menos calorias. Moída, ela ainda ajuda a diminuir o apetite, evitando lanchinhos fora de hora. Parece fórmula mágica, mas não é!

As maravilhas dessa semente não ficam apenas no universo daqueles que desejam emagrecer. Ela é a melhor fonte vegetal de ômega-3 e ômega-6, importantes na redução do mau colesterol no sangue. E também é conhecida por fortalecer as defesas do organismo e reduzir o ritmo do envelhecimento celular.

A linhaça é considerada uma aliada no combate à anemia, na prevenção e auxílio no tratamento do câncer e na diminuição do risco de aterosclerose (doença inflamatória nos vasos sanguíneos). Suas fibras ainda retardam o ritmo em que a glicose dos alimentos é absorvida pelo organismo, uma grande vantagem principalmente para os diabéticos.

Quando consumir

Para obter todos esses benefícios, o ideal é comer, diariamente, duas colheres de sopa ou 20 g da semente. Essa porção pode ser dividida ao longo do dia, mas, para quem quer emagrecer, vale a pena incluir uma boa parte no café da manhã. Lembrando que a linhaça pode ser consumida em pães, iogurtes, frutas, saladas, sopas e massas.

Não se esqueça de que o consumo dessa semente deve estar associado a uma alimentação saudável. Uma rotina de exercícios e a ingestão de água são essenciais para ter resultados. Afinal, não há uma solução mágica para quem quer perder peso!