A culinária italiana é uma das mais apreciadas do mundo! Em parte por sua variedade cultural e de sabores, mas também pela qualidade presente no preparo e na degustação de cada prato. E foi exatamente nesta grande diversidade e dedicação que os autores alemães Ingeborg Pils e Stefan Pallmer se inspiraram para escrever o livro Itália: O País e Sua Cozinha. Além de resgatar costumes gastronômicos da época do Império Romano, a obra traz um panorama dos alimentos, bebidas e restaurantes do país. Um prato cheio de informações!

O livro conta curiosidades históricas sobre as especialidades italianas – e, claro, suas receitas. Os autores dividiram os pratos por região, passando por massas, frutos do mar, pizzas, queijos, sorvetes e outros alimentos presentes na culinária do país europeu.

Como as bebidas não poderiam ficar de fora, a obra dá atenção especial para as águas e vinhos consumidos por lá. As opções são muitas, e estão divididas por ocasião, preço e região produtora.

Os autores percorreram restaurantes e osterias por 20 regiões da Itália, traçando não só os costumes, mas também o jeito de se comportar em uma mesa, seja você turista ou um habitante regional.

Para os apaixonados pela Itália – e também pela culinária local – a leitura é uma ótima pedida. O livro Itália: O País e Sua Cozinha foi traduzido pela Editora Melhoramentos e está à venda nas principais livrarias.

Por Lucas Tavares