Praticar exercícios durante a gravidez traz muitos benefícios para a futura mamãe e ao bebê! Manter uma rotina ativa na gestação é importante para garantir nove meses saudáveis e sem complicações. Além disso, as atividades físicas podem influenciar em um parto seguro e natural e em um peso adequado ao recém-nascido.

Mantenha a rotina de exercícios durante a gravidez

Um estudo publicado pela Universidade de Granada, na Espanha, apontou que praticar exercícios moderados durante o segundo e terceiro trimestres da gestação pode garantir um peso saudável e ideal ao recém-nascido. Isso é importante porque, quando o bebê tem mais de 3,9 kg, aumentam as chances de uma cesariana ser necessária na hora do parto.

Para chegar a esse resultado, os pesquisadores acompanharam 510 grávidas sedentárias. Eles estimularam um grupo a praticar atividades aeróbicas e de resistência por 55 minutos, três vezes por semana. O resultado? Em relação às mulheres que continuaram sem praticar esportes, o número de cesarianas foi 34% menor. Já o nascimento de bebês com mais de 3,9 kg foi 58% menor.

Pratique esportes para garantir uma gravidez saudável

Outra pesquisa, publicada pelo American College of Sports Medicine, nos Estados Unidos, defende que atividades leves ajudam a diminuir o número de doenças durante a gravidez.  Isso porque exercícios como a caminhada regular reduzem os níveis da Proteína C-Reativa no sangue. Essa substância está associada a problemas como a diabetes gestacional, os partos prematuros e a pré-eclâmpsia (aumento da pressão arterial).

Segundo os estudiosos, os melhores esportes para as grávidas praticarem de forma moderada e sem riscos são a caminhada, a corrida leve (trote) e os circuitos aeróbicos da academia. Mesmo assim, antes de escolher sua atividade preferida, é importante ter o aval de um médico para seguir adiante com o plano de exercícios. Combinado?

Por Marina Oliveira