Manter uma dieta saudável fora de casa não é tarefa fácil. Como resistir, diariamente, às tentações da lanchonete da esquina, aos bolinhos fritos do bufê, aos docinhos do café da empresa? O bom é que o costume de levar marmita vem ganhando cada vez mais adeptos – e junto com essa moda, chegam também recipientes bonitos e práticos para armazenar as comidinhas de quem se preocupa em manter uma vida saudável. São potes com design moderno, com capacidade térmica reforçada e divisórias bem boladas, à venda em lojas descoladas de acessórios para cozinha.

Em países como Japão, Estados Unidos e em vários lugares da Europa, as marmitas chics fazem sucesso há tempos. Mas, mais do que a embalagem, o que conta é o conteúdo. No livro “Marmita Chic e Saúdável” (Ed. Senac), o chef e “marmiteiro” André Bocatto mostra que levar comida de casa para o trabalho é uma atitude saudável e charmosa. Tudo depende da seleção das receitas, da maneira de prepará-las e de acondicioná-las. Deguste, aqui, as dicas para preparar uma marmita nutritiva e cheia de estilo:

Na hora de montar a refeição, o mais importante é manter o equilíbrio dos nutrientes essenciais: proteínas, carboidratos e gorduras boas.

 

 

Lembre-se que os alimentos serão esquentados de novo. Portanto, dê preferência a pratos que possam ser reaquecidos e que não tenham cheiro forte. Por exemplo: arroz integral, quiches, legumes cozidos, filé de frango e peixes como pescada e salmão.

 

Evite ingredientes como feijão, brócolis, repolho. Ovo frito também não cai bem na marmita, porque, quando reaquecido, perde nutrientes. Já uma omelete de claras, feita no dia, é boa pedida.

 

 

Se não tem estrutura para aquecer a marmita, aposte nos pratos frios, como cuscuz , saladas com grãos, tortas e sanduíches naturais.

Acomode os alimentos separadamente, usando potinhos para molhos, por exemplo, para não misturar sabores e deixar o prato mais bonito.

 

Prefira recipientes de vidro, com tampa. Embora mais pesados, conservam melhor os alimentos e evitam odores. E invista em uma linda bolsa térmica para transportar a marmita.