A massa madre é um fermento natural utilizado desde a produção dos primeiros pães. Ao longo da história, sua forma de produção foi passando de geração em geração. O processo é tão antigo que existem registros de seu uso datados de 3.700 AC. Conheça mais sobre este ingrediente milenar tão presente em nossos pães da linha Do Forno!

O processo de fermentação natural é delicado e sensível, pedindo um tempo de fermentação maior. Na fabricação de pães, atua como agente de crescimento e sabor, conferindo aroma marcante, sabor realçado e textura diferenciada. Além disso, ele também traz benefícios para a saúde, pois o fermento natural contribui para formação de compostos químicos que facilitam a digestão e a absorção de minerais e outros nutrientes.

Para preparar a massa madre é necessário ter muita paciência e amor. A mistura precisa descansar por um longo período em um ambiente com temperatura controlada. Esse cuidado é necessário para garantir a formação das bactérias fermentativas e do ácido lático. Este último auxilia também na conservação  do pão, mantendo-o fresco por mais tempo.

Existem vários métodos de se obter fermento natural e todos têm um uso apropriado. Ele pode ser feito a base de frutas em pedaços ou suco, frescas ou secas, mel, garapa, farelo de trigo ou centeio, iogurte e até mesmo cerveja. Hoje o fermento biológico é o mais acessível e pode ser encontrado com facilidade em mercados.  

Ao redor do mundo o fermento natural também é conhecido por outros nomes como levain (fermento em francês, se pronuncia “levãn”), sourdough starter (inglês), lievito naturale ou pasta madre (italiano), masa madre (espanhol), massa lêveda (Portugal), massa azeda e fermento de garrafa.