A meia de compressão, como o próprio nome já diz, serve para comprimir a região que vai do pé até a panturrilha, sendo que a pressão é mais forte no pé e vai diminuindo conforme sobe pela perna. O objetivo é ajudar o sangue a subir pelas veias e evitar problemas graves, como a trombose (formação de coágulos no sangue, muito comuns nas pernas).

O que se sabe é que as meias de compressão melhoram o retorno venoso das pernas. No caso dos atletas, por exemplo, usar a meia de compressão depois dos treinos e provas reduz o inchaço e ajuda a acelerar a recuperação muscular. Há quem use a meia antes e durante corridas, por exemplo, mas ainda não há estudos científicos que comprovem que usar a meia de compressão nestes casos realmente proporcione um melhor desempenho na atividade física.

No entanto, há cada vez mais evidências sobre os ganhos trazidos com o uso da meia de compressão por parte dos atletas. A compressão melhora o retorno venoso nos membros inferiores. Ao estimular a circulação sanguínea na região, as trocas metabólicas são mais eficientes. Isso diminui a sensação de peso nas pernas e o cansaço muscular. Outro ganho é a redução da vibração provocada pelo impacto com o solo, que pode sobrecarregar os tendões.

Quem pode usar as meias de compressão?

Grávidas
Obesos

Pessoas que passaram por uma cirurgia

Profissionais que passam muito tempo em pé

Pessoas com fator de hipercoagulação

 

Por que usar essas meias?

Com o uso correto das meias, o sangue volta das pernas para o coração. O resultado é que se evita a formação de coágulos, inchaço, dor e até trombose.

Importante lembrar que o ideal é comprar as meias de compressão apenas com indicação médica. E não se esqueça de prevenir inchaços nas pernas e pés exercitando-se com frequência, ingerindo pouco sal, tomando bastante líquido (preferencialmente água) e se habituando a colocar as pernas para cima quando chegar em casa.

 

Fontes

http://sbacvrj.com.br/

http://www.meiaelastica.com.br

http://revistacontrarelogio.com.br/materia/afinal-que-meia-e-essa/

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/05/meias-de-compressao-ajudam-na-circulacao-do-sangue-nas-pernas.html