Quem não ama um pão fresquinho não é mesmo? Mas às vezes alguns pães acabam sobrando e ficam perto do vencimento. Quando isso acontecer, nem pense em jogar fora!  O pão é um alimento muito versátil, até mesmo amanhecido, caso não esteja vencido, pode ser transformado em várias coisas gostosas que podem te surpreender! Confira abaixo algumas dicas de o que fazer com o pão perto do vencimento: 

Como fazer torradas de pão de forma amanhecido:  os pães amanhecidos são ideais para torradas crocantes e deliciosas! São perfeitas para o café da manhã ou para servir de acompanhamento durante as refeições. É possível preparar na torradeira, forno ou até mesmo na frigideira, e comê-las com azeite, manteiga, homus, etc.  

Como fazer croutons de pão de forma: croutons nada mais são do que pequenos pedaços de pão assados ou passados na frigideira, em que pode ser utilizado algum tipo de gordura, como azeite, óleo ou manteiga. São uma ótima opção de acompanhamento para sopas e saladas. Para preparar, é só cortar o pão de forma em quadrados menores e levar ao forno acompanhado de azeite, manteiga ou ingredientes de preferência, e retirá-las quando estiverem bem douradas. 

Receitas com pão amanhecido: uma forma fácil e sustentável de adicionar carboidratos às refeições, é preparando receitas simples com pão de forma que esteja perto do vencimento. Com esse ingrediente é possível ir além, com ele, dá para fazer tortas, utilizando as fatias de pão de forma intercalada com recheios variados, base para pizzas e até sobremesas como o tradicional pudim de pão e rabanada. 

Viu só como dá para reaproveitar? Com todas essas dicas, você pode transformar os pães amanhecidos em deliciosas receitas e ainda evitar o desperdício de alimentos. 

Referências:

  1. BRASIL, BANCO DE ALIMENTOS. Banco de alimentos e Colheita Urbana: aproveitamento integral dos alimentos. Rio de Janeiro, SESC/DC, 2003.
  2. MAPA – MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO. O Papel dos Bancos de Alimentos na Redução do Desperdício de Alimentos. 2007. Disponível em:< www.ctaa.embrapa.br.>. Acesso em: 13 nov. 2021.
  3. SAMPAIO, I. S.; FERST, E. M.; OLIVEIRA, J. C. C. A ciência na cozinha: reaproveitamento de alimentos-nada se perde tudo se transforma. Experiências em Ensino de Ciências, v. 12, n. 4, p. 60-69, 2017.
  4. SANTOS, Maria Helena Oliveira. Desperdício de alimentos e sua interferência no meio ambiente. Instituto Construir e Conhecer. Goiânia, n.5, 2008