A cozinha autoral vem fazendo a cabeça de muitas mulheres. E homens também.

Cada vez mais pessoas tem descoberto (ou redescoberto) o prazer de cozinhar. A tendência da cozinha autoral é um hobbie que além de distrair a mente com ingredientes, temperos e acompanhamentos diferentes proporciona maravilhosos momentos de confraternização nas refeições. Reflexo dessa tendência são os inúmeros programas de tv com abordagem culinária.

A arte de cozinhar, não apenas pelo alimento, mas também pelo prazer de explorar novos sabores e criar pratos elaborados para a família e amigos é um fenômeno em franco crescimento nos lares brasileiros. Geralmente são pessoas que durante a semana fazem a maioria das refeições fora de casa e quando tem tempo livre, cozinham para a família com todo o carinho e criatividade.

É o caso da gerente de marketing Juliana Pestana, que gosta de se aventurar na cozinha nos finais de semana. “Faço um arroz de polvo com açafrão e vinho branco que é simples de fazer mas o resultado final é sofisticado, sempre um sucesso.” Fã do reality show de culinária MasterChef e de Olivier Anquier, encontra em programas de televisão novas inspirações para se divertir na cozinha e agradar a família.

Os adeptos dessa onda garantem que o hábito de cozinhar com tempo e leveza para criar tem efeitos terapêuticos e fortalecem os laços familiares.

“Aprendi o básico da cozinha com minha mãe, depois passei a cozinhar com receitas da internet e agora adoro criar pratos inusitados”, conta Elina Abdon, secretária executiva. “Para mim é um verdadeiro prazer, uma terapia, esqueço dos problemas e relaxo enquanto cozinho”, completa Elina, que tem nas suas criações preferidas o bobó de camarão e a moqueca de peixe.