O cuidado diário com o cabelo é superimportante para ele ficar saudável e bonito. Muitas vezes seguimos conselhos das nossas amigas sem saber se eles são a melhor opção para os nossos fios. Para ajudar nas dúvidas mais comuns, conversamos com a dermatologista Camila Petzold. Ela responde abaixo quais afirmações são verdadeiras e quais são mitos.

  1. O tipo de cabelo (oleoso, seco, com tintura etc) não faz diferença na hora de comprar shampoo e condicionador.

Mito. A quantidade de componentes hidratantes nos shampoos e condicionadores varia para cada tipo de cabelo, por isso a importância de encontrar o mais adequado para cada tipo. Por exemplo: se usar um shampoo para cabelos secos em um cabelo oleoso, isto triplicará a oleosidade. E se usar um shampoo de cabelos oleosos em um cabelo seco, há grandes chances dos fios ressecarem.

  1. Preciso passar shampoo e enxaguar o meu cabelo duas vezes em cada lavagem para que ele fique limpo.

Mito. Se usada uma quantidade adequada de shampoo, aproximadamente duas colheres de sopa (dependendo do comprimento capilar), o cabelo se livrará das impurezas e resíduos externos, como poeira, poluição etc, não precisando repetir o processo. Na verdade, esse costume pode ser prejudicial para alguns tipos de cabelo, pois como leva embora a oleosidade natural, o excesso de lavagem acaba ressecando os fios.

  1. Usar os mesmos produtos de cabelo por muito tempo faz o cabelo “enjoar”.

Mito. O caso é que os produtos deixam resíduos, o que vai deixando o cabelo com aspecto pesado e até “gosmento”. Se você utilizar um shampoo anti-resíduo em uma lavagem, ao retornar o uso do shampoo habitual o aspecto do cabelo irá melhorar. O acúmulo de resíduos dá a impressão que o cabelo enjoa, mas essa afirmação não é verdadeira.

  1. Lavar o cabelo todos os dias prejudica os fios.

Mito. Lavar todo dia não faz mal algum. A gordura produzida pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo junta sujeira, o que ocasiona odor desagradável e aspecto feio. O excesso de oleosidade na raiz pode inclusive aumentar a queda dos fios. Uma exceção é lavar os cabelos todos os dias com água muito quente: o calor estimula ainda mais as glândulas, que passam a produzir cada vez mais gordura.

  1. As pessoas com cabelos oleosos ou mistos só devem passar condicionador nas pontas.

Verdade. O condicionador deve ser passado da metade do cabelo para baixo, sem o contato com a raiz, para não aumentar ainda mais a oleosidade dos fios.

  1. Quanto maior a quantidade de shampoo e condicionador eu passar, mais limpo meu cabelo fica.

Mito. O mais importante é a escolha adequada do produto para cada tipo de cabelo. O uso do produto em excesso também pode gerar acúmulo de resíduos deixando o cabelo com aspecto sujo e pesado, além de sobrecarregar a queratina.

  1. Passar tintura no cabelo resseca os fios.

Verdade. Toda química, seja em forma de tinturas, reflexos, alisamentos ou até mesmo escovas, podem quebrar a queratina do cabelo, comprometendo o brilho e a resistência do fio.

  1. Não preciso me preocupar em proteger meu couro cabeludo quando tomo sol porque meu cabelo faz essa proteção.

Mito. O couro cabeludo também merece atenção especial quando se trata de proteção solar. Verdade que é difícil passar protetor solar nessa parte do corpo, principalmente porque isso pode causar problemas de oleosidade nos fios. O melhor é usar protetor solar em spray, além de bonés ou chapéus. Há chapéus e bonés com proteção solar no próprio tecido. Esses produtos seriam os ideais para cumprir essa função.

Manter uma alimentação saudável também ajuda na saúde e beleza dos seus cabelos. Confira aqui como os grãos podem ajudar no cuidado diário dos fios.

Fonte: Dra. Camila Petzold, dermatologista. CRM: 111.670.