Quando o assunto é o consumo de leite, é comum ouvir muitas informações contraditórias, até mesmo entre nutricionistas. Enquanto alguns especialistas dizem que ele é importante para os ossos, por exemplo, outros afirmam que essa bebida pode causar pedras nos rins.  Mas quais são suas reais vantagens e perigos? Abaixo, listamos alguns mitos e verdades sobre esse mineral.

1) A menos que você seja intolerante à lactose, o consumo diário de leite é saudável e recomendado. Quem sofre desse problema apresenta sintomas desagradáveis após o consumo da bebida ou de derivados. Os mais comuns são gases, cólicas intestinais, má digestão e até diarreia. Isso acontece porque o corpo não possui enzimas suficientes para digerir a lactose, o ‘açúcar’ do leite.

2) Beber leite é seguro! O governo brasileiro estabelece regras rígidas de segurança alimentar. Isso garante a qualidade microbiológica de todas as versões dessa bebida. Assim, o consumo é confiável do ponto de vista higiênico e sanitário.

3) Um dos mitos mais conhecidos sobre o leite é o que diz que ele seria um dos principais causadores de cálculo renal. Isso aconteceria por conta da presença de cálcio na bebida. Porém, a redução da ingestão desse mineral não é a melhor solução para esse problema. A melhor medida de prevenção e tratamento das pedras nos rins é aumentar o consumo de água. Os líquidos que devem ser deixados de lado são os industrializados (ricos em sódio) e as bebidas alcoólicas.

4) Quem deseja perder alguns quilos na balança não precisa desistir de vez dessa bebida. As versões desnatadas ou light apresentam reduções de gorduras, sem perder nutrientes. Elas são indicadas em dietas de emagrecimento ou manutenção de peso. Além disso, estudos relacionam o consumo de leite desnatado com a diminuição no apetite.

5) Não é raro substituir o leite por bebidas a base de soja. Elas até podem contar com a mesma quantidade dos nutrientes, em alguns casos. No entanto, a absorção pelo corpo pode não ser tão boa. Para garantir os mesmos resultados do leite comum, o consumo deve ser maior. Isso pode resultar em um excesso de calorias e um consequente aumento de peso.

Agora sim, sem mistérios, você pode decidir se o leite é uma bebida interessante para a sua saúde ou não!