Uma alimentação nutritiva é fundamental para a saúde. Porém, com a correria do dia a dia, mesmo para quem trabalha em casa, a maioria das refeições acaba sendo realizadas rapidamente e sem planejamento, principalmente, no caso dos lanches intermediários e sobremesas, o que pode fazer com que a escolha de alimentos não seja adequada. Ligado a isso, existe uma busca por porções menores e individuais de alimentos, assim, é possível se alimentar de forma prática e planejada, são as chamadas monoporções. Essas, podem ser uma ótima opção para garantir lanches intermediários e sobremesas práticas, nutritivas e o melhor: na medida certa! Listamos algumas alternativas de monoporções nutritivas que podem ser inclusas no seu dia a dia! Confira a seguir:

Oleaginosas: são ótimas fontes de gorduras boas, vitaminas, minerais e fibras. Além disso, as oleaginosas são práticas, não necessitam de preparo nem refrigeração. São uma excelente alternativa para os lanches intermediários, pois fornecem uma maior e mais prolongada sensação de saciedade. Com um pouco de planejamento é possível organizar monoporções de oleaginosas, para isso, escolha algumas opções, como: castanha-do-pará, castanha de caju, nozes, pistache, avelãs e amêndoas, misture e separe uma porção, que corresponde a cerca de 30 gramas, mais ou menos a medida da palma da mão. 

Frutas: as frutas são alimentos, fontes de vitaminas, fibras, água e diversos antioxidantes. Podem ser consumidas in natura ou secas, para os dias com a rotina cheia, o melhor é optar pelas frutas mais práticas, como: banana, maça, goiaba, pera, mexerica, ou seja, frutas que tem uma maior durabilidade e são mais práticas para descascar e comer. Outra opção são as frutas secas, porção corresponde a cerca de duas colheres de sopa, e chips de frutas, porção corresponde a cerca de 25 gramas. 

Lanches salgados: para quem busca uma versão prática e na medida certa uma ótima opção são os GO SNACKS Wickbold, são leves, com sabor sutil e 100% integrais e vem na medida certa, nos sabores: limão com quinoa e chia, peito de peru com cream cheese e queijo, tomate e orégano.         Lanches doces: são ótimos para hora da sobremesa, algumas opções são muffins, bolinhos, cookies e biscoitos, sempre optando pela versão mais caseira e integral. Uma ótima opção são os cookies 100% integrais Wickbold, possuem 40 gramas por embalagem, o que corresponde a uma porção única, prática e saborosa. Com planejamento e organização fica fácil preparar monoporções práticas e nutritivas para o dia a dia! 

Referencias: 

  1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.
  2. HESS, Julie M.; SLAVIN, Joanne L. The benefits of defining “snacks”. Physiology & behavior, v. 193, p. 284-287, 2018.
  3. UNICAMP, Nepa. Tabela brasileira de composição de alimentos–TACO. 2011.