As mulheres têm ganhado cada vez mais espaço, participando ativamente do mundo corporativo, da política e da sociedade. Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, trouxemos histórias inspiradoras sobre a força feminina em diversas áreas.

Coco Chanel

Gabrielle “Coco” Chanel foi uma mulher revolucionária na década de 1920. Ela libertou as mulheres das roupas desconfortáveis e rígidas da época e reforçou a imagem feminina de independência, sucesso, personalidade e estilo. Em 1926, ela lançou o famoso “pretinho básico” na revista Vogue. Além das peças de roupas inovadoras, Coco criou também acessórios e o famoso Chanel nº 5, símbolos de status até hoje.

Amelia Mary Earhart

Amelia conquistou diversos recordes na aviação como, por exemplo, ser a primeira pessoa a cruzar o Pacífico e a primeira mulher a cruzar o Atlântico pilotando um avião. Para ela, os desafios dessas viagens provaram que homens e mulheres são iguais, já que o trabalho exigiu inteligência, coordenação, velocidade, calma e força de vontade. Amelia guardava recortes de jornal de reportagens sobre mulheres bem-sucedidas em carreiras predominantemente masculinas para a época como direito, publicidade, gestão e engenharia mecânica.

No dia primeiro de junho de 1937, ela partiu para a que seria sua última viagem. O objetivo era ser a primeira mulher a dar a volta ao mundo como pilota. Após algumas paradas no caminho, ninguém teve mais notícias dela e, até hoje, seu destino é um mistério.

Oprah Winfrey

Oprah é atriz, diretora, produtora, empresária, figura pública e filantropa. Uma das mulheres mais conhecidas do mundo, ela é inspiração em todos os continentes. Famosa pelo seu talkshow, hoje tem entre suas realizações um canal de televisão e sua própria revista.

Bel Pesce

Bel ainda é uma jovem mulher, mas já realizou coisas de gente grande. Ela é empreendedora, escritora e fundou a FazINOVA, escola de empreendedorismo e habilidades. Seu primeiro livro, A menina do vale, teve mais de 1 milhão de downloads em três meses. Bel tem como objetivo impactar mais de 1 bilhão de pessoas por meio de seus projetos. Todas as suas iniciativas incentivam as pessoas a buscarem na força interior os meios para atingir seus sonhos.

Bel foi considerada uma das “100 pessoas mais influentes dos Brasil” pela revista Época, eleita um dos “30 jovens mais promissores do Brasil” pela revista Forbes e entrou na seleta lista dos “10 líderes brasileiros mais admirados pelos jovens” pela Cia de Talentos.

Helena Rizzo

Eleita a melhor chef mulher do mundo em 2014 pela revista britânica Restaurant, Helena Rizzo acumula títulos e sucessos. Seu restaurante, o Maní, faz parte da lista dos 50 melhores do mundo e foi considerado o quarto melhor da América Latina por essa mesma revista em 2015.

Essas mulheres foram empreendedoras em suas áreas e mudaram a história de alguma forma. Mesmo as que viveram no século passado têm o perfil da mulher do século 21, porque sua coragem estava à frente de seu tempo.

Fontes: I. http://belpesce.com.br/; II. http://almanaque.folha.uol.com.br/chanel.htm; III. http://www.forbes.com/profile/oprah-winfrey/; IV. http://www.ameliaearhart.com/about/bio.html; V. http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/noticias/helena-rizzo-e-a-melhor-chef-do-mundo; VI. http://www1.folha.uol.com.br/comida/2015/04/1622243-chef-helena-rizzo-acaba-de-abrir-casas-em-sp-e-assume-presidencia-de-grupo.shtml