Aqui no Sabor em Movimento nós lembramos sempre que, além da alimentação equilibrada, a prática regular de exercícios também é importante para garantir a saúde e o bem-estar. A boa notícia é que, segundo uma pesquisa divulgada recentemente, a população brasileira está a cada dia concordando mais com essa afirmação!

O levantamento foi realizado com 11,5 mil pessoas de todo o País, e liderado pelo portal Minha Vida. O resultado mostrou que 84% dos que praticam exercícios com frequência consideram seu estado atual de saúde como excelente. Por outro lado, dos entrevistados que responderam essa pergunta como ruim, apenas 19,4% treina regularmente.

E por que não treinar? A desculpa mais comum para não se exercitar é a preguiça. A falta de tempo é o argumento mais usado por jovens, assim como a falta de dinheiro.

Já na divisão entre homens e mulheres, os resultados mostraram que elas se interessam mais pelo esporte com o passar dos anos, alcançando a parcela masculina de praticantes a partir da terceira idade (em média, entre 60 e 65 anos). Os homens, por outro lado, começam a se exercitar mais cedo. É o que mostra o gráfico abaixo:

Fonte: Portal Minha Vida

 O objetivo da pesquisa é alertar os brasileiros da importância de começar a praticar exercícios o mais cedo possível – seja ainda na infância ou depois dos 60 anos. A saúde agradece!

Por Lucas Tavares