Começar o dia com um café da manhã delicioso e balanceado é tudo de bom! A gente sabe que essa refeição é importante para quem busca uma dieta equilibrada e sem exageros durante o dia. Mas agora existem estudos que garantem que comer logo ao acordar também traz benefícios à saúde, ao proteger o coração de doenças. Mas como isso acontece?

“Sabemos que o hábito de pular o café da manhã está associado a fatores de risco para doenças cardiovasculares, como, por exemplo, obesidade, hipertensão, colesterol elevado e diabetes”, explica o cardiologista Leopoldo Piegas, do HCor.

Quem comprovou essa tese foram especialistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Durante 16 anos, eles analisaram os hábitos de homens entre 45 e 82 anos – período de risco para as doenças citadas acima. Quem evitava o café da manhã (20% do grupo) apresentava 27% a mais de chances de sofrer com problemas no coração.

Segundo os pesquisadores, não realizar a primeira refeição logo cedo faz com que o corpo sinta mais fome ao longo do dia. Assim, o consumo de alimentos à noite é maior, o que leva a alterações que podem ser responsáveis pela obesidade e diabetes. Mesmo entre aqueles que possuíam bons hábitos de vida – como a prática de atividades físicas e o fato de serem não-fumantes –, deixar de tomar o café da manhã trouxe sérias consequências.

Para o cardiologista, o café da manhã é um costume que deve começar cedo. “O ideal é educar as crianças e criar esse hábito o quanto antes”, afirma. Além disso, ele lembra que, para proteger ainda mais o coração, é importante manter uma rotina com atividades físicas, com menos estresse e mais horas de sono.

Que tal mudar seus hábitos e começar a respeitar seu corpo, com um café da manhã equilibrado todos os dias?

Por Marina Oliveira