O pão é um alimento presente na alimentação humana há milhares de anos. Todos os tipos de pães são compostos, principalmente, por carboidratos, a principal fonte de energia para o corpo. Além disso, as opções integrais são feitas com farinha de trigo integral, que apresenta maior teor de fibras, vitaminas e minerais do que a farinha branca, associada a ingredientes que contribuem com a composição nutricional diferenciada de cada pão, como sementes de linhaça e chia, outros cereais integrais como centeio e quinoa, castanhas, nozes, fibras e frutas secas.

Sabe-se que o corpo tem um relógio biológico, o qual tem a função de controlar o seu funcionamento, como a sensação de fome e sono. Por isso, é essencial ter uma rotina que mantenha esse relógio regulado, incluindo uma refeição equilibrada também no período da noite. Um jantar de alimentos fontes de carboidratos, proteínas (alimentos de origem animal), vitaminas e minerais (verduras, legumes e frutas) é essencial para a manutenção da saúde. Esta refeição completa fornece energia e nutrientes para o corpo estocar até a manhã seguinte, porém sem sobrecarregar o período de descanso com refeições pesadas, por exemplo.

Considerando a variedade de formatos, tamanhos e sabores das linhas de pães Wickbold, é possível incluí-los em preparações criativas para um jantar balanceado:

  • Estar Bem: para quem quer cuidar do intestino, pode ser servido com uma caponata de legumes e folhas verdes temperadas;
  • Clássicos: uma ótima opção para acompanhar uma sopa de legumes;
  • Pão Alemão: combina com patês finos, como de azeitonas e ervas frescas, para receber os amigos;
  • Pão Sem Casca: pode ser usado como a massa de uma torta fria para ser compartilhada com a família, como este exemplo.
  • Pão de Forma: em dias corridos, pode compor um lanche completo para levar na bolsa, com atum, creme de ricota, folhas e tomate;
  • Lanche: para sair da rotina, quando bater uma vontade de cachorro-quente ou hambúrguer;
  • Bisnaguinha: outra opção para deixar o dia das crianças mais animado, como estes Paninis 

Referências bibliográficas

  1. Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados. PÃES & BOLOS – Conheça mais este Alimento.
  2. Escobar C, Ángeles-Castellanos M, Bautistaa ENE, Bujis RM. Food during the night is a factor leading to obesity. Revista Mexicana de Transtornos Alimentarios. 2016;7;78-83.
  3. Philippi ST. Pirâmide dos alimentos – fundamentos básicos da nutrição. Ed Manole, 2008.