Se você estuda, faz academia ou pratica outra atividade noturna, já deve ter se deparado com a dificuldade em se alimentar de forma saudável. Afinal, quais são os melhores ingredientes e horários para as refeições? Convidamos a nutricionista Ana Paula Cruz, do Hospital das Clínicas de Niterói (RJ), para solucionar essa dúvida. Confira as sugestões da especialista, para equilibrar o seu cardápio da forma mais saborosa possível!

Se você prefere o período da noite para treinar na academia, Ana Paula sugere o consumo de proteínas leves (como o iogurte e o queijo branco) acompanhadas de carboidratos integrais e ricos em fibras depois do exercício. Não se esqueça de acrescentar nesse lanche as verduras e os vegetais.

Para quem não pratica exercícios nesse período, a nutricionista lembra que, a partir das 18h, nosso organismo começa a se preparar para o repouso – e, consequentemente, o metabolismo diminui. Nessa hora, a digestão é mais lenta e difícil. Por isso, todo o cuidado é pouco nas escolhas. “Evite as frituras, bebidas gasosas e alcoólicas. E aposte em sucos, frutas e cereais integrais”, completa.

Para facilitar, ela elaborou algumas sugestões de cardápios para você se alimentar melhor durante a noite:

Opção 1: Frango grelhado, salada de alface com cenoura sauté e tomate.

Opção 2: Pão integral Grão Sabor Castanha do Pará e Quinoa, blanquet de peru light, alface e tomate.

Opção 3: Peixe grelhado com alcaparras e salada de abobrinha.

Opção 4: Iogurte light, morangos e granola sem açúcar.

Opção 5: Sopa de abóbora com frango desfiado e gengibre.

“Alimentar-se em horários regulares – com ingredientes saudáveis e acompanhados de uma hidratação adequada – é um passo essencial para a manutenção da saúde”, alerta Ana Paula. A nutricionista também ressalta a importância de sempre visitar um profissional especialista. “Ele sim poderá realizar um plano alimentar individual para cada paciente, atendendo a necessidades de cada um”.

Qual é o seu cardápio preferido para o jantar? Divida suas experiências com a gente nos comentários!