Praticamente todas as mulheres que se preocupam com o peso já falaram sobre a vontade de acelerar ou desacelerar o metabolismo. Falamos sobre ele como um velho amigo, mas quanto de fato sabemos sobre ele? Para esclarecer as dúvidas mais comuns, vamos fazer uma apresentação formal desse processo que acontece no nosso organismo.

Metabolismo é o conjunto de reações químicas que ocorrem no corpo para mantê-lo em funcionamento: reações para guardar e gastar energia, além de reações para proteger e regular o corpo. Para a manutenção desse funcionamento adequado do corpo, cada indivíduo necessita de uma quantidade de calorias que pode variar de acordo com idade, sexo, composição corporal e nível de atividade física de cada um. Além disso, existem algumas variações naturais de acordo com a idade – como, por exemplo, a diminuição de massa muscular e da atividade de alguns órgãos, como pâncreas e fígado, o que naturalmente pode levar a uma diminuição do metabolismo.

Manter um estilo de vida saudável pode manter o metabolismo em níveis adequados. Dois fatores que ajudam a influenciar esse ritmo são:

– Alimentação equilibrada e individualizada: ingestão de alimentos variados de todos os grupos (cereais, feijões, lácteos, cárneos, ovos, castanhas, frutas, verduras e legumes) em quantidade e qualidade específicas para cada pessoa, o que varia dependendo da idade, sexo, nível de atividade física e composição corporal.

– Atividade física regular.

Mas a pergunta que não quer calar é: o metabolismo influencia no peso? A perda, manutenção ou ganho de peso é determinada pelo balanço energético, ou seja, se for consumida maior quantidade de calorias do que são gastas, o indivíduo irá engordar. Se houver quantidade equivalente de consumo e gasto o resultado será a manutenção do peso, e se for consumida menor quantidade de calorias do que são gastas, haverá perda de peso.

Agora que estamos familiarizadas com o metabolismo, fica mais fácil entender a importância de comer de forma balanceada e se exercitar. Se você ficou inspirada, que tal iniciar uma atividade física, como aulas de circo ? É uma forma de gastar calorias e se divertir ao mesmo tempo.

Fontes: I. National Health Service. How can I speed up my metabolism? United Kingdom Government. Disponível em: http://www.nhs.uk/livewell/loseweight/pages/how-can-i-speed-up-my-metabolism.aspx; II. Zanardo VPS. Eficácia da ingestão de canela (cinnamomum sp) na síndrome metabólica e seus componentes em idosos. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 2015; III. Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Necessidades energéticas. Disponível em: http://www.uftm.edu.br/nutro/html/gasto_energetico.html Acesso em 5/12/2015.