É difícil resistir aos encantos do iogurte! Mas você sabe mais detalhes sobre os benefícios dessa delícia para a sua saúde? A primeira informação que precisamos lembrar é: ele é fruto da fermentação do leite por bactérias específicas. Isso garante uma consistência mais firme e um sabor mais ácido do que a bebida.

Atualmente estão disponíveis no mercado diversas versões de iogurte: natural (integral ou desnatado), com frutas (batidas ou em pedaços), com cereais, mel ou sementes. As consistências vão do líquido ao firme, passando pelo cremoso. Mas qual deles é o melhor? A escolha do tipo ideal para cada pessoa depende das necessidades e do histórico de saúde de cada um. O ideal é conversar com um nutricionista antes de decidir.

É verdade o iogurte possui nutrientes essenciais?

Sim! Além de proteínas de alta qualidade e cálcio, esse alimento possui outros nutrientes, como as vitaminas B2, B12, magnésio, potássio e zinco. O consumo diário pode contribuir para alcançar as recomendações diárias desses nutrientes.

 

Iogurte emagrece?

Apesar de ser fonte de proteínas (que contribuem para o controle da fome) o iogurte não ajuda, sozinho, a emagrecer. Para perder alguns quilinhos, o ideal é adotar um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada e com a prática de atividades físicas. Esse alimento pode fazer parte desse processo, principalmente em versões com gorduras reduzidas ou sem açúcar.

 

O iogurte funciona como aliado para um bom funcionamento do intestino?

Essa é uma boa notícia para quem ama o iogurte! Existem algumas versões desse alimento que possuem micro-organismos vivos, que contribuem para regular o funcionamento do intestino. Eles são conhecidos como probióticos. Ao sobreviver à digestão, eles ajudam o corpo a funcionar de uma forma mais eficiente e saudável.

Depois de entender os detalhes sobre o iogurte, chegou a hora de escolher o tipo que mais combina com você! Qual é o seu favorito?