Lembra quando falamos aqui sobre os diferentes formatos e sabores que nosso querido pãozinho pode ter? Os especialistas em história da gastronomia deixaram claro que a receita sofria influências da cultura, ingredientes e costumes do local onde ele foi feito. Se isso acontece com a massa do pão, imagina então o recheio dos sanduíches! Cada região tem suas receitas secretas.

Quem se interessou em pesquisar esse assunto foi a designer americana Kelly Pratt! Ela criou o projeto Stately Sandwiches, que lista os recheios dos sanduíches de cada um dos 50 estados dos EUA. Além de pesquisar com cuidado os ingredientes e costumes de cada lugar, ela fotografa a receita com um cuidado especial. As imagens ficam superbonitas!

Os recheios diferentes dos estados da Califórnia e da Carolina do Norte
(imagens: www.statelysandwiches.com)

 Parece simples, mas o processo que a artista percorre até chegar às imagens acima passa por uma pesquisa cuidadosa.  “Faço o meu melhor para representar cada estado. Pesquiso na internet, ligo em restaurantes locais, leio alguns livros”, conta Kelly no site do projeto. Depois de testar a receita (e dividir com os amigos, claro!), a designer finalmente escolhe os ingredientes da foto. As fotografias são vendidas em formato pôster e são entregues pelo correio.

Antes da foto oficial, todas as receitas são produzidas e testadas por Kelly e seus amigos

Antes da foto oficial, todas as receitas são produzidas e testadas por Kelly e seus amigos
(imagens: www.statelysandwiches.com)

 O Stately Sandwiches ainda não completou sua missão. Ou seja, a cada vez que você visitar o site de Kelly, vai encontrar novas receitas, ingredientes e histórias de como ela chegou ao autêntico sanduíche de cada estado americano. “Todos que me conhecem sabem que eu AMO comida, especialmente sanduíches. Para mim, fazê-los é uma forma de arte”, completa.

Não seria um máximo um projeto como esse com os recheios dos sanduíches de cada estado brasileiro? Conte os ingredientes autênticos da sua região nos comentários!