Seu filho enfrenta dificuldades no colégio, para acompanhar as aulas com atenção, tirar boas notas e estar sempre disposto? O problema pode estar na alimentação. A dieta dos pequenos deve ser completa e balanceada – o que, além do crescimento saudável, favorece o desempenho escolar. Separamos algumas dicas para os pais não deixarem com que o cardápio prejudique o estudo dos pequenos. Confira:

Fracione as refeições. Prepare para seu filho o café da manhã, o almoço e o jantar, sem se esquecer dos lanches intermediários. Isso é essencial para oferecer os nutrientes que serão responsáveis pela disposição para aproveitar ao máximo os estudos. No Sabor em Movimento você encontra opções de receitas criativas e saborosas clicando aqui.

Não se esqueça dos carboidratos. Essa é a principal fonte de energia para o corpo e para o cérebro funcionar adequadamente. Por isso, inclua nas refeições pães, arroz, batata, mandioca e massas. Aos poucos, procure introduzir alimentos integrais na alimentação da criança. Afinal, eles contêm mais vitaminas, minerais e fibras.

Inclua alimentos de origem animal. Carnes vermelhas, frango, peixes, ovos, leite, queijos e iogurtes apresentam boa quantidade de vitaminas do complexo B. Esses nutrientes são ligados à geração de energia, disposição e auxílio à memória. O peixe ainda apresenta ômega-3, com benefícios comprovados à cognição e melhora do aprendizado – principalmente nos primeiros anos de vida.

Ofereça frutas, verduras e legumes. Ricos em vitaminas A e C, eles auxiliam o sistema de defesa do corpo, evitando possíveis gripes e resfriados que podem atrapalhar o aprendizado das crianças. A vitamina C ainda potencializa a absorção do ferro, importante para a disposição, crescimento e desenvolvimento infantil.

Mais importante do que seguir as dicas acima é participar da alimentação e da rotina escolar do seu filho. Incentive o consumo de alimentos saudáveis e balanceados. Quem sabe você não encontra a recompensa no boletim do fim do ano?