O Território Xingu possui 26 milhões de hectares que abriga importantes áreas protegidas, diversas espécies de fauna e flora, além de 21 Terras Indígenas e animais ameaçados de extinção.

Além das pessoas que vivem no local, o Xingu também é fundamental para o cuidado com o nosso meio ambiente. Suas árvores e solos estocam hoje mais de 21 gigatoneladas de CO², o que significa que a floresta evitou que essa quantidade de gás fosse para a atmosfera e agravasse ainda mais o efeito estufa. Para termos a dimensão da importância do Território Xingu nesse processo, a quantidade armazenada é quase a mesma que o Brasil emitiu na atmosfera nos últimos 10 anos.

Os produtos florestais fazem parte da biodiversidade do Território Xingu e são fundamentais para a manutenção das áreas econômica, social e cultural das populações indígenas e extrativistas. A castanha-do-pará é um desses produtos. Além da importância dela para a população local, a castanha também é essencial para a nossa saúde. Preservando o meio ambiente, nós estamos cuidando da manutenção do planeta e das espécies que vivem aqui.

Faça parte dessa iniciativa também. Ao consumir os pães da Wickbold com castanha-do-pará, você contribui para a valorização das populações tradicionais e povos indígenas e para a conservação do Território do Xingu.

Fonte: www.origensbrasil.org.br