Chamamos de oleaginosas as sementes e frutas das quais é possível extrair óleos e gorduras. Elas são conhecidas por serem ricas fontes de calorias boas – aquelas que têm grandes quantidades de nutrientes.

 Selênio, vitamina E e Zinco são alguns deles. Poderosos antioxidantes, eles combatem os radicais livres, previnem algumas doenças e o envelhecimento precoce.

O Zinco também protege o sistema imunológico, enquanto a vitamina E está presente em boa parte dos cosméticos que usamos no dia-a-dia por conter propriedades lubrificantes, hidratantes e regeneradoras da pele.

Além de trazerem benefícios nutricionais, as gorduras boas – formalmente conhecidas como monoinsaturadas e poli-insaturadas – protegem o coração e têm efeito anti-inflamatório, pois são ácidos graxos, que contribuem para melhorar os níveis de colesterol bom no organismo.

São oleaginosas a Castanha do Pará, as nozes, as amêndoas, a macadâmia e as avelãs. Por isso, fica aqui nossa Wickdica do dia: que tal experimentar algumas fatias das Torradas de Castanha do Pará e Quinoa ou do Pão da linha Grão Sabor Chia e Macadâmia Wickbold?

Fonte: Wikipédia\nutricionista Mariana Catta-Preta via Minha Vida