As olheiras são um problema muito comum em homens e mulheres no mundo todo. E, quem tem olheiras, sabe como é difícil fazer com que elas sumam. Muita gente acredita que o cansaço é o principal causador das olheiras. Será mesmo? Fomos conversar com a Dra. Marisa Maciel, dermatologista e auxiliar de ensino da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, para entender como elas aparecem e de que maneira podemos tratá-las.

De acordo com a Dra. Marisa, as olheiras são caracterizadas pelo escurecimento da região em torno dos olhos devido a presença de pigmentos que podem ser a melanina e/ou alterações vasculares, além da perda de volume na região. Os fatores que podem agravar as olheiras são a falta de sono, o estresse e a genética.

As olheiras são, sim, possíveis de serem tratadas. “Há opção de utilizar clareadores (despigmentantes), laser e até preenchimento com ácido hialurônico para perceber uma melhora na região, explica a dermatologista. O ideal é procurar um dermatologista para entender o seu tipo de olheira e a maneira mais eficiente de tratá-la.

Adotar medidas preventivas é sempre a melhor solução, ou seja, procure dormir e se alimentar de maneira satisfatória. Isso evita que as olheiras se aprofundem e fiquem mais marcantes.

Descansar é preciso
“Como muitas vezes as olheiras são causadas pelo fator genético torna-se difícil prevení-las, mas em algumas situações elas se agravam com a falta de sono e estresse, afirma Dra. Marisa. Em outras palavras, durma pelo menos 8 horas por noite, pois é neste momento que sua pele descansa.

No caso das mulheres, é importante lembrar de retirar toda a maquiagem antes de deitar. O ideal é usar um demaquilante e lavar o rosto com sabonete específico para esta região.

Olheiras e a alimentação

Falando em olheiras, será que a alimentação interfere em alguma coisa? Dra. Marisa afirma que sim. Em casos de emagrecimento acentuado há uma piora do quadro em função da perda de volume da região.

A vitamina C é uma boa aliada da pele bonita, pois contribui com o fortalecimento das paredes dos vasos sanguíneos, além de reduzir o estresse e aumentar a imunidade do corpo. Outro ponto importante é a hidratação: nenhuma pele fica bonita se não estiver hidratada. Beba entre 8 e 10 copos por dia. Confira aqui algumas dicas para se manter sempre hidratada. 

Homens também sofrem com as olheiras

O tratamento pode ser o mesmo para os homens e as mulheres, pois na realidade direcionamos de acordo com a causa, e não em função do sexo ou faixa etária.

As dicas sobre hidratação, sono adequado e alimentação também valem para os homens!

Se você tem olheiras e quer tratá-las, procure um dermatologista para que ele avalie o seu caso, identifique o tipo de olheira e então recomende o tratamento mais adequado para você.