Pousadas charmosas, fondue, vinho, alta gastronomia, arquitetura alpina e paisagens de tirar o fôlego são algumas das delícias do Inverno que atraem os turistas para cidades com as temperaturas mais baixas do país.

Que tal aproveitar esse clima a dois ou se divertir em família? Selecionamos 10 destinos serranos pelo Brasil. Prepare o agasalho e embarque nessa viagem com a gente!

Campos do Jordão (SP)

Passear pelas ruas da Vila Capivari, repletas de construções em estilo enxaimel, comprar malhas e chocolates, comer fondue e beber cerveja na Baden Baden são os programas clássicos da cidade. O ápice da temporada de inverno é o maior festival de música erudita da América Latina, que reúne mais de 60 espetáculos.

Gramado (RS)

Na charmosa cidade da Serra Gaúcha, eleita o melhor destino de inverno pela revista Viagem e Turismo, não faltam programas para aquecer os turistas: hospedagens com mimos para casais, comer fondue, tomar chocolate quente e experimentar um rodízio de galeto.

Canela (RS)

Vizinha de Gramado, Canela também tem seus encantos. A cidade conta com belas paisagens serranas e atrações para quem tem espírito aventureiro. Os passeios mais procurados são no Parque Estadual do Caracol, Parque da Ferradura e Alpen Park.

Monte Verde (MG)

Destino dos casais apaixonados, Monte Verde é repleta de hospedagens aconchegantes, com lareira, hidromassagem e outros caprichos para os pombinhos, como chocolates e espumantes de boas-vindas.

Gonçalves (MG)

A cidade da Serra da Mantiqueira oferece tudo o que você procura para fugir do agito das grandes metrópoles: ar puro, tranquilidade, caminhadas em meio à natureza, cachoeiras, comida caipira e pousadas aconchegantes. Assim, você não terá vontade de ir embora.

Visconde de Mauá (RJ)

Esse charmoso destino é dividido em três vilas: Visconde de Mauá, Maromba e Maringá. Por aqui predominam a atmosfera zen, pousadas com vista para as montanhas, bons restaurantes e belas cachoeiras.

Bento Gonçalves (RS)

A estrela de Bento Gonçalves é o vinho. No Vale dos Vinhedos, vinícolas promovem passeios guiados de degustação da bebida. Vale emendar o tour com um almoço em uma das galeterias da cidade para experimentar o prato herdado dos imigrantes italianos.

Petrópolis (RJ)

A região é o refúgio dos cariocas nos finais de semana, que sobem a serra à procura do friozinho, ar puro da montanha e ótimas hospedagens. Não deixe de visitar o Museu Imperial, antigo palácio de verão da família de Dom Pedro II, repleto de relíquias históricas.

São Joaquim (SC)

Não é necessário viajar ao exterior para ver lagos congelado e ruas cobertas de neve. Em São Joaquim, na Serra Catarinense, prepare-se para enfrentar temperaturas de até -10ºC no inverno. Para se aquecer, faça o tour guiado na vinícola Villa Francioni e experimente o vinho da região em uma aula-degustação.

Cunha (SP)

Famosa por suas cerâmicas, Cunha abriga charmosos ateliês em suas ladeiras (não se esqueça de levar uma lembrancinha pra casa). A estrada que leva a Paraty dá acesso as atrações mais afastadas do centro, em meio à natureza, como o Parque Estadual da Serra do Mar e a Pedra da Macela.